Como os bovinos e suínos adquirem cisticercose?
Índice
- Como os bovinos e suínos adquirem cisticercose?
- Como o porco adquire a Cisticercose?
- Como o ser humano pode adquirir a teníase?
- Qual é a principal forma de contaminação do suíno com a cisticercose?
- Qual a relação da doença teníase com a cisticercose?
- Como ocorre a transmissão da teníase e da cisticercose?
- O que se deve fazer para prevenir a cisticercose?
- Como uma pessoa pode adquirir a teníase é como uma pessoa pode adquirir a cisticercose?
- Como se extinguem os cisticercos?
- Quais são os sintomas da cisticercose?
- Quais os mitos sobre a carne suína?
Como os bovinos e suínos adquirem cisticercose?
O bovino e o suíno são os hospedeiros intermediários que adquirem a Cisticercose ingerindo os ovos provenientes das fezes humanas infectadas, que contaminam pastos, verduras, legumes e principalmente a água.
Como o porco adquire a Cisticercose?
A Cisticercose é uma doença causada no hospedeiro intermediário (por exemplo, o suíno) pelas larvas da Taenia. Os suínos, bovinos e o próprio homem adquirem esta doença ao ingerir alimentos ou tomar água contaminados com ovos da Taenia.
Como o ser humano pode adquirir a teníase?
Como se pega a tênia? Quando comemos carne de boi ou de porco com larvas desse parasita, mal cozida ou crua ou, ainda, comendo embutidos (salames, chouriço, salsichas, morcela, entre outros) feitos com carne desses animais contendo as larvas da tênia.
Qual é a principal forma de contaminação do suíno com a cisticercose?
A Cisticercose é uma doença causada no hospedeiro intermediário (por exemplo, o suíno) pelas larvas da Taenia. Os suínos, bovinos e o próprio homem adquirem esta doença ao ingerir alimentos ou tomar água contaminados com ovos da Taenia.
Qual a relação da doença teníase com a cisticercose?
A teníase é adquirida por meio da ingestão de carne bovina ou suína mal cozinha e com larvas. Enquanto a cisticercose se desenvolve a partir da ingestão de ovos do parasita por meio, por exemplo, de verduras e legumes mal lavados ou água contaminada.
Como ocorre a transmissão da teníase e da cisticercose?
Modo de Transmissão A Teníase é adquirida pela ingesta de carne de boi ou de porco mal cozida, que contem as larvas. Quando o homem acidentalmente ingere os ovos de T. solium, adquire a Cisticercose.
O que se deve fazer para prevenir a cisticercose?
Para prevenir a cisticercose, recomenda-se:
- Beber água potável, mineral ou filtrada;
- Lavar sempre as mãos, principalmente antes das refeições e após se usar o banheiro;
- Preparar bem os alimentos, lavando-as com água limpa ou filtrada;
- Não adubar a terra com fezes humanas ou água de esgoto;
Como uma pessoa pode adquirir a teníase é como uma pessoa pode adquirir a cisticercose?
O homem adquire a teníase ingerindo carne crua ou mal cozida, de bovino ou suíno, infectada pela larva da tênia, chamada de cisticerco. O cisticerco ingerido fixa-se na parede do intestino delgado através da cabeça que possui ventosas para a fixação.
Como se extinguem os cisticercos?
Os cisticercos podem se extinguir em todas as fases de desenvolvimento, podendo se calcificar, serem absorvidos e substituídos por tecidos de granulação, 14 dias após a morte do animal, os cisticercos vivos se extinguem da musculatura.
Quais são os sintomas da cisticercose?
A cisticercose pode causar diferentes sintomas a depender da localização do cisticerco. Quando afeta o sistema nervoso, pode provocar convulsões, dores de cabeça e até mesmo demência. Ao atingir os olhos, pode provocar alterações visuais e até cegueira. Nos músculos e na região da coluna, pode provocar dificuldade para andar.
Quais os mitos sobre a carne suína?
Um dos principais mitos sobre a carne suína está relacionado às enfermidades: teníase e cisticercose. Na suinocultura tecnificada, em que os suínos são criados confinados e recebem apenas rações como alimento, a possibilidade de transmissão do parasita é praticamente zero.