Como os bivalves se protegem contra os predadores e como eles conseguem alimento?

Índice

Como os bivalves se protegem contra os predadores e como eles conseguem alimento?

Como os bivalves se protegem contra os predadores e como eles conseguem alimento?

A concha de um animal bivalve é o que protege seu corpo mole. Músculos conectam as duas metades da concha, e esses mesmos músculos permitem que ela se feche rápida e firmemente. ... Quando eles abrem a concha, a água passa pelas guelras, que retêm oxigênio e partículas de alimento.

Como os bivalves se protegem contra os predadores como os cefalópodes fogem dos predadores?

Esses animais produzem uma tinta escura que é usada como mecanismo de defesa: ao se sentirem ameaçados, contraem a glândula de tinta e lançam na água uma grande nuvem negra que assusta e distrai um possível predador.

Como os bivalves fogem dos predadores?

as valvas das conchas, gerando um furo circular para consumir a massa visceral. Dessa forma, tais furos são evidências da ação dos predadores.

Que parte do corpo dos moluscos bivalves constitui uma defesa contra predadores?

Os gastrópodes, que são moluscos, apresentam conchas rígidas compostas por calcário. Essas conchas protegem o corpo frágil dos gastrópodes, permitindo que eles se retraiam para o interior das conchas para proteger.

Como se dá a alimentação dos bivalves?

Os bivalves são filtradores, se alimentam de partículas suspensas na água que entram pelo sifão e são direcionadas por cílios às brânquias para que a filtração seja feita.

Quais são as partes básicas de um molusco e que funções estão relacionadas a cada um dessas partes?

O pé é uma estrutura que ajuda o animal a se movimentar, escavar e se fixar no substrato. A massa visceral é a região onde estão localizados os órgãos internos do animal. O manto, por sua vez, é uma dobra de tecido que recobre a massa visceral, sendo responsável por produzir a concha naqueles moluscos que a possuem.

Que parte do corpo dos moluscos bivalves constitui?

Bivalves ou Pelecípodes Os bivalves são moluscos de ambiente marinho, formados por duas conchas articuladas e unidas por um ligamento. São exemplos de bivalves os mariscos, ostras e vieiras. Entre as duas conchas fica o corpo do animal, constituído pelo pé e pela massa visceral. O pé é pequeno ou ausente.

Postagens relacionadas: