Como os cactos conseguem viver no deserto com tão pouca?

Como os cactos conseguem viver no deserto com tão pouca?
Enquanto muitas plantas são incapazes de sobreviver em condições extremas como o deserto, os cactos possuem espinhos, que evitam a desidratação. Desta forma, não perdem água pelas folhas, uma das principais características de porque a maior parte das folhas não consegue viver em ambientes assim.
Como os cactos conseguem sobreviver no deserto?
Com isso em mente, podemos finalmente abordar a pergunta central desse post: como os cactos conseguem sobreviver no deserto? Bem, assim como praticamente todas as coisas vivas, os cactos precisam de água para sobreviver, só que como eles são nativos de lugares desérticos, muitas vezes enfrentam uma escassez muito grande de água.
Quais tipos de cactos existem no mundo?
Primeiramente, é preciso deixar claro que existem mais de 2.000 tipos diferentes de cactos no mundo. Apenas uma pequena parte deles são altos, verdes e espinhosos, do mesmo jeito como você já deve ter visto em filmes ou desenhos animados. Esses geralmente pertencem a uma espécie chamada saguaro cactus.
Como funciona a respiração dos cactos?
A região impede boa parte da evaporação e faz com que a planta mantenha seus níveis de água por muito mais tempo. A respiração dos cactos também ajuda. Eles só respiram durante a noite quando é muito frio, assim seus poros ficam fechados durante todo o dia e perdem pouquíssima água durante a respiração.
Por que os cactos não têm folhas?
Ao contrário das outras plantas que guardam sua água nas folhas, os cactos não têm folhas e por isso usam a polpa do caule para fazer este armazenamento. A região impede boa parte da evaporação e faz com que a planta mantenha seus níveis de água por muito mais tempo. A respiração dos cactos também ajuda.