Quanto custa criar búfalo?
Quanto custa criar búfalo?
Na fazenda de 25 hectares do produtor Ricardo Alves Bento, em Minas Gerais, as 70 fêmeas produzem cerca de 350 litros de leite em apenas uma ordenha. O pecuarista iniciou a criação de búfalos há 12 anos, com um investimento inicial de R$ 30 mil na compra de 20 novilhas.
Qual animal é o búfalo?
O búfalo africano (Syncerus caffer) é um mamífero, herbívoro, que pertence à família Bovidae. É um animal de grande porte que chega a medir até 3 m de comprimento e 1,7 m de altura. Seu peso pode alcançar 900 kg.
Qual a história dos búfalos no Brasil?
Os búfalos no Brasil têm uma história bem curta, se compararmos ao tempo de exploração bovina em nosso país, que data da chegada dos colonizadores portugueses, há 500 anos. As primeiras criações de búfalos surgiram com a chegada dos primeiros animais ao Brasil, há cerca de 1 século.
Como chegaram os búfalos à Amazônia?
Não faltam versões para explicar como os búfalos, originários da Ásia, chegaram à Amazônia. A mais conhecida delas garante que tudo começou no fim do século 19, quando um navio que vinha da Índia e seguia para a Guiana naufragou perto do Marajó.
Quais são as raças de búfalos brasileiros?
No Brasil, são reconhecidas pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos quatro raças: Mediterrâneo, Murrah, Jaffarabadi (búfalo-do-rio) e Carabao (búfalo-do-pântano). Os animais da raça Mediterrâneo têm origem italiana, possuem aptidão tanto para produção de carne quanto de leite, têm porte médio e são medianamente compactos.
Por que os búfalos chegaram ao Marajó?
Uma curiosidade sobre os búfalos é que são excelentes nadadores; há, inclusive, uma lenda que diz que os bichos chegaram pela primeira vez ao Marajó na última década do século XIX depois que um navio que os levaria da Indochina (região em que se situam Vietnã, Laos e Camboja) à Guiana Francesa naufragou perto da costa.