Como o cloranfenicol inibe a síntese proteica?

Índice

Como o cloranfenicol inibe a síntese proteica?

Como o cloranfenicol inibe a síntese proteica?

O cloranfenicol se liga à subunidade 50S do ribossomo, inibindo a síntese protéica da bactéria, tendo, assim, ação bacteriostática.

São antibióticos Bacteriotáticos pois atuam bloqueando a síntese de proteínas?

bacteriostáticos que atuam bloqueando a síntese das proteínas. bacteriostáticos que atuam prejudicando a formação da parede celular. bactericidas que atuam bloqueando a síntese das proteínas. bactericidas que atuam bloqueando a transcrição do RNA mensageiro.

Qual o antibiótico inibidor da síntese de proteínas?

1 – Antibiótico inibidor da biossíntese de proteínas: 1. Vários antibióticos realizam suas ações inibitórias interferindo com as diversas etapas de síntese proteica, como a estreptomicina, tetraciclinas, cloranfenicol e rifamicina, por exemplo. 2.

Como os antibióticos agem ao nível da síntese de proteínas?

Os aminoglicosídios sinergizam com antibióticos β-lactâmicos tais como penicilinas. Os β-lactâmicos inibem a síntese de parede celular e portanto aumentam a permeabilidade da bactéria aos aminoglicosídios. Figura 4 Antibióticos que agem ao nível da fase de elongação da síntese de proteínas

Quais são os antibióticos que inibem a síntese bacteriana?

Há antibióticos que atuam inibindo a síntese de proteínas bacterianas. Como existe uma diferença estrutural entre os ribossomos de bactérias e os de humanos, esses medicamentos não afetam a produção protéica humana. Ex.: cloranfenicol, eritromicina, azitromicina, neomicina, tetraciclinas, gentamicina.

Como ocorre a síntese proteica?

Na síntese proteica ocorre três etapas, que estão descritas de forma sintetizada a seguir: Nessa etapa ocorre a união das duas subunidades do ribossomo com o RNAm e RNAt, este trazendo o primeiro aminoácido da cadeia polipeptídica.

Postagens relacionadas: