Como o organismo utiliza os corpos cetônicos para produção de energia?
Índice
- Como o organismo utiliza os corpos cetônicos para produção de energia?
- Como formam os corpos cetônicos?
- Qual é a função dos corpos cetônicos?
- Como funcionam os corpos cetônicos?
- Como o cérebro recebe energia a partir de corpos cetônicos?
- Qual o estado nutricional dos corpos cetónicos?
- Quais são as diferenças entre corpos cetónicos e lactato?
Como o organismo utiliza os corpos cetônicos para produção de energia?
Os corpos cetônicos são exportados do fígado através da corrente sanguínea para diferentes tecidos. O objetivo da produção de corpos cetônicos é permitir o transporte da energia obtida pela oxidação dos ácidos graxos aos tecido periféricos, para lá serem utilizados na síntese de ATP.
Como formam os corpos cetônicos?
Corpos cetônicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona, são sintetizados na matriz mitocondrial dos hepatócitos (fígado) a partir de um excesso acetil-coA causado pelo excesso de lipólise causado por uma baixa glicemia, ou seja, jejum prolongado que aumenta a lipólise.
Qual é a função dos corpos cetônicos?
Os corpos cetônicos são moléculas usadas como fonte de energia preferencial por alguns tecidos como exemplo o tecido muscular e de forma secundária por outros como o tecido nervoso na baixa de glicose por exemplo.
Como funcionam os corpos cetônicos?
O objetivo da produção de corpos cetônicos é permitir o transporte da energia obtida pela oxidação dos ácidos graxos aos tecido periféricos, para lá serem utilizados na síntese de ATP. Córtex renal e coração são estruturas que preferem o acetoacetato à glicose.
Como o cérebro recebe energia a partir de corpos cetônicos?
O cérebro recebe sua energia a partir de corpos cetônicos quando uma quantidade insuficiente de glicose está disponível, isso geralmente ocorre em jejum, após alguns dias sem se alimentar.
Qual o estado nutricional dos corpos cetónicos?
No plasma sanguíneo a concentração dos corpos cetónicos varia de forma marcada com o estado nutricional: de valores da ordem de 0,02 mM (após uma refeição contendo glicídeos), aumenta para valores de 0,2 mM após 12-15 horas de jejum mas pode atingir valores tão altos como 6 mM após um jejum muito prolongado (vários dias).
Quais são as diferenças entre corpos cetónicos e lactato?
As diferenças referem-se aos órgãos onde se formam e onde são maioritariamente consumidos: no caso dos corpos cetónicos a formação é hepática e o consumo extra- hepático; no caso do lactato a formação é extra-hepática e o consumo é maioritariamente hepático (ciclo de Cori).