Como um disco de vinil armazena o som?
Índice
- Como um disco de vinil armazena o som?
- Como funciona uma radiola?
- Como escutar um disco de vinil?
- Porque Disco de Vinil chama LP?
- Como produzir um disco de vinil?
- Por que o disco de vinil está de volta?
- Qual o processo de gravação dos discos de vinil?
- Quando foi lançado o primeiro disco de vinil no Brasil?

Como um disco de vinil armazena o som?
Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar. Essa vibração é transformada em sinal elétrico, que é posteriormente amplificado e transformado em som audível (música).
Como funciona uma radiola?
Ela fica apoiada em um sistema chamado cantilever, que por sua vez é ligado a um sistema composto por um ímã e uma bobina. Com o movimento da agulha, o ímã se move, fazendo com que o campo magnético dessa peça sofra interferências. Isso gera sinais elétricos que passam pela bobina e pela fiação do toca-discos.
Como escutar um disco de vinil?
Se você não tiver um disco de vinil sem ranhuras, ou seja, um disco em branco, para verificar se o braço “anda” para o centro ou para fora, o negócio é colocar o mesmo peso da cápsula e ir ajustando com ajuda de um fone de ouvido.
Porque Disco de Vinil chama LP?
LP: abreviatura do inglês Long Play (conhecido na indústria como, Twelve inches— ou, “12 polegadas” (em português) ). Disco com 31 cm de diâmetro que era tocado a 33 1/3 rotações por minuto.
Como produzir um disco de vinil?
1. PRIMEIRO MOLDE Para se produzir um disco de vinil, são necessárias várias etapas: primeiro, a música é gravada em um estúdio e armazenada analogicamente (em fita) ou digitalmente (num HD). Depois, na fábrica de vinis, uma máquina grava esse conteúdo num disco de alumínio polido, revestido com laca (uma resina).
Por que o disco de vinil está de volta?
O disco de vinil está de volta já há algum tempo, e dizem que dessa vez ele veio pra ficar. Em um mundo cada vez mais digital, a paixão pelo clássico deixou de ser coisa de colecionador e trouxe o disco de volta para o mercado. Os motivos do sucesso variam: temos aqueles fãs que são amantes dos álbuns conceituais e do charme Long Play.
Qual o processo de gravação dos discos de vinil?
O processo de gravação do áudio nos discos de vinil é complexo, entretanto, utilizam-se processos similares aos que eram usados na gravação dos discos de 78 rotações, através de processos eletromecânicos, como a galvanoplastia e a prensagem ou carimbagem.
Quando foi lançado o primeiro disco de vinil no Brasil?
Exatamente cinco anos depois, em janeiro de 1956, a mesma gravadora lançaria também o primeiro disco de vinil de 12 polegadas no Brasil, 5º Aniversário, uma coletânea em comemoração exatamente do aniversário de 5 anos do primeiro lançamento.