Por que os custos indiretos de fabricação são rateados aos produtos?
Índice
- Por que os custos indiretos de fabricação são rateados aos produtos?
- O que são custos diretos e indiretos?
- O que são custos indiretos exemplos?
- Como calcular o custo indireto de fabricação?
- Como calcular os custos indiretos de fabricação?
- O que são critérios de rateio e como podem ser utilizados na alocação dos custos indiretos de fabricação?
- Quais os custos diretos e indiretos?
- Quais são os custos diretos de um produto?
- Como separar os custos diretos e indiretos de produção?
- Quais são os custos indiretos dos produtos finais?

Por que os custos indiretos de fabricação são rateados aos produtos?
Principalmente porque acrescentar os gastos indiretos no preço nos produtos não é das tarefas mais fáceis, exigindo um cuidado maior. Para ajudar nisso, existem alguns métodos de rateio de custos na indústria, que podem ser utilizados conforme for mais adequado para cada indústria.
O que são custos diretos e indiretos?
Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.
O que são custos indiretos exemplos?
Um exemplo comum de custos indiretos está na energia elétrica que uma indústria utiliza, já que acaba por ser um custo para a produção, mas mediato. ... Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo); Mão-de-obra indireta (funcionários de limpeza ou segurança, por exemplo);
Como calcular o custo indireto de fabricação?
Já para calcular os custos indiretos, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto, como aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica, os chamados custos indiretos de fabricação ou CIF.
Como calcular os custos indiretos de fabricação?
Já para calcular os custos indiretos, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto, como aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica, os chamados custos indiretos de fabricação ou CIF.
O que são critérios de rateio e como podem ser utilizados na alocação dos custos indiretos de fabricação?
Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.
Quais os custos diretos e indiretos?
Os custos diretos e indiretos, por sua vez, têm relação com a facilidade ou a dificuldade na atribuição de valor. Se definir o custo de determinado produto é mais fácil, ele é considerado um custo direto. No entanto, se há maior dificuldade em atribuir esse valor, ele é considerado um custo indireto.
Quais são os custos diretos de um produto?
Trabalho e materiais diretos, que são usados na criação de um produto específico, constituem a maioria dos custos diretos. Por exemplo, para criar seu produto, um fabricante de eletrodomésticos requer aço, componentes eletrônicos e outras matérias-primas. A maioria dos custos diretos é variável.
Como separar os custos diretos e indiretos de produção?
Os custos diretos e indiretos de produção dentro de uma empresa são obtidos por meio da soma dos valores empregados em mão de obra direta e indireta e do que é gasto com materiais diretos e indiretos. Além de separar os custos diretos e indiretos, é possível ainda uni-los, ...
Quais são os custos indiretos dos produtos finais?
Assim, os custos indiretos são incluídos aos produtos finais conforme critérios pré-determinados. Entre eles, mão de obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas usadas para o processo e outros.