Quais são os principais fatores de transcrição ativados por citocinas Pró-inflamatórias?

Índice

Quais são os principais fatores de transcrição ativados por citocinas Pró-inflamatórias?

Quais são os principais fatores de transcrição ativados por citocinas Pró-inflamatórias?

As citocinas produzem seus efeitos celulares pela ativação de vários fatores de transcrição como o AP-1, o NF-kB e o STAT, os quais ativam ou reprimem os genes alvo.

Quais são as duas células Leucocitárias principais que participam da asma?

Os linfócitos contribuem para a imunopatologia da asma, sobretudo através das células TH2, que sintetizam citocinas que participam do processo da elaboração da IgE, maturação e ativação de mastócitos e basófilos, assim como pela infiltração eosinofílica mediada via IL-5, determinando dano epitelial e hiper- ...

Como ocorre a patogenia da asma Bronquica?

A asma brônquica é uma doença caracterizada por inflamação difusa das vias respiratórias, desencadeada por diversos estímulos deflagradores, que resulta em broncoconstrição parcial ou completamente reversível. Os sinais e sintomas envolvem dispneia, opressão torácica e desenvolvimento de sibilos.

Quais são as citocinas Pró-inflamatórias?

Dentre as consideradas pró-inflamatórias, temos as interleucinas (IL) 1, 2, 6, 7 e FNT (fator de necrose tumoral). As anti-inflamatórias são IL-4, IL-10, IL-13 e FTCβ (fator transformador de crescimento β) 2,4.

Qual citocina tem efeito Pró-inflamatório que é muito comum em diversas doenças?

O TNF-alfa é uma citocina pró-inflamatória que regula múltiplos processos biológicos (incluindo proliferação celular, diferenciação, apoptose, metabolismo lipídico e coagulação).

Qual a etiologia da asma?

A principal etiologia da asma é a inalação de alergénios, principalmente os ácaros do pó domésticos e poléns, provocando nos indivíduos com hipersensibilidade uma reação antigénio-anticorpo libertando vários mediadores químicos a nível celular e tecidular cujo resultado é a broncoconstrição, edema, dispneia e tosse.

Quais são as patogêneses da asma alérgica?

Figura 1 Patogêneses da asma alérgica. O antígeno inalado é processado pelas células dendríticas e apresentados às células T CD4+ Th0. As células B são estimuladas pelas células Th0 CD4+ e células T naturais Killers (NKT) para a produção de IgE. A IgE secretado, em seguida]

Qual a definição da asma?

A asma foi definida como um distúrbio inflamatório crônico das vias respiratórias, que está associado com o recrutamento de células inflamatórias e com o desenvolvimento clínico de sibilos e aperto no peito, falta de ar e tosse.

Será que há diferentes tipos de asma?

Dessa forma, fica a dúvida se há diferentes tipos de asma ou se há apenas um mecanismo central com variações na gravidade e nas interações com outros fatores, determinando diferentes fenótipos. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, cuja causa ainda não está completamente compreendida.

Como a asma afeta a população dos Estados Unidos?

A asma é uma questão muito importante na saúde pública. Ela afeta cerca de 5% da população dos Estados Unidos e é responsável por cerca de dois milhões de atendimentos das emergências.

Postagens relacionadas: