Quais são os principais processos de eliminação de fármacos?
Índice
- Quais são os principais processos de eliminação de fármacos?
- O que é um medicamento Lipossoluvel?
- Quais são as principais vias de eliminação de um farmaco?
- Quando a urina está acidificada é facilitada a eliminação de substâncias?
- Como os fármacos podem ser eliminados?
- Como os fármacos se acumulam nesse tecido adiposo?
- Como ocorre a eliminação de fármacos?
- Como funciona a absorção do fármaco?
Quais são os principais processos de eliminação de fármacos?
Na excreção renal, temos três importantes e distintos processos fisiológicos, conhecidos como filtração glomerular, reabsorção tubular passiva e secreção tubular ativa.
O que é um medicamento Lipossoluvel?
No contexto farmacológico, as drogas que não se ionizam (HA), são as lipossolúveis. Como já vimos, a lipossolubilidade refere-se à capacidade de se solubilizar em lipídios, com isso espera-se que quanto maior for essa lipossolubilidade, mais facilmente o fármaco atravesse a membrana.
Quais são as principais vias de eliminação de um farmaco?
Excreção. A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.
Quando a urina está acidificada é facilitada a eliminação de substâncias?
A acidificação da urina aumenta a reabsorção e diminui a excreção de ácidos fracos e, por outro lado, diminui a reabsorção de bases fracas. A alcalinização da urina tem efeito oposto.
Como os fármacos podem ser eliminados?
Os fármacos podem ser eliminados em sua forma inalterada (forma original), inativa (metabólitos polares obtidos durante a biotransformação) ou polar e hidrossolúvel (composto parenteral). No sistema circulatório, esses fármacos se apresentam ligados às proteínas plasmáticas ou podem circular livremente (não ligados).
Como os fármacos se acumulam nesse tecido adiposo?
Fármacos lipossolúveis se acumulam nesse tecido. É um reservatório muito estável devido a pobre irrigação sanguínea. Exemplo: três horas após a administração intravenosa de tiopental, um anestésico geral, 70% do medicamento se desloca para o tecido adiposo.
Como ocorre a eliminação de fármacos?
Geralmente, apresentam atividade farmacológica reduzida e são compostos mais hidrofílicos, portanto, mais facilmente eliminados. Em alguns casos, podem apresentar alta atividade biológica ou propriedades tóxicas. Excreção ou eliminação - é a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.
Como funciona a absorção do fármaco?
Após a absorção do fármaco, uma fração deste geralmente se liga a proteínas plasmáticas (principalmente a albumina) ou proteínas de tecidos, formando um complexo reversível. A outra fração circula livremente pelo fluido biológico. É importante frisar que apenas a porção livre, dissolvida no plasma, é farmacologicamente ativa.