Como a PIF é transmitida?
Índice
- Como a PIF é transmitida?
- Quanto tempo dura um gato com PIF?
- Como saber se meu gato tem PIF?
- Como evitar PIF em gatos?
- Quanto tempo o vírus da PIF fica no ambiente?
- Qual exame detecta PIF em gatos?
- Como cuidar de um gato com PIF?
- O que é PIF em gatos?
- Qual exame para saber se o gato tem PIF?
- Como tratar PIF felina?
- Quais são os sintomas de gatos com PIF?
- Quais são os sintomas dos gatos?
- Por que a doença pode acometer gatos?
- Será que os gatos são portadores da doença?
Como a PIF é transmitida?
Entre os bichanos, o contágio ocorre quando um pet entra em contato com as secreções de um gato contaminado. “Secreção nasal, urina e fezes podem transmitir o vírus”, comenta o veterinário. A possibilidade de contágio é ainda maior quando os gatos dividem utensílios como caixinha de areia, comedouro ou bebedouro.
Quanto tempo dura um gato com PIF?
A triste realidade é que a Peritonite infecciosa felina quase sempre leva à morte e pode ser fatal dentro de poucas semanas. De maneira geral, gatos com PIF úmida têm menor expectativa de vida e podem viver até cerca de dois meses. Já os gatos com PIF seca podem viver até um ano com boa qualidade de vida.
Como saber se meu gato tem PIF?
As duas formas da PIF são, a efusiva (úmida) e a não efusiva (seca), em alguns casos o felino pode desenvolver as duas variações. Os sintomas mais comuns são febre, perda de peso e diarreia. Insuficiência hepática e renal, desorientação, vômitos e infecções oculares também podem apontar um possível diagnóstico da PIF.
Como evitar PIF em gatos?
Como prevenir a PIF?
- Mantenha seu gatinho protegido em casa, pois a rua é uma grande fonte de contaminação, além de ser um perigo para a segurança do seu pet.
- Se você tem mais gatos em casa e há suspeita da doença em um deles, separe o pet dos outros gatos, isso também evita a transmissão.
Quanto tempo o vírus da PIF fica no ambiente?
A peritonite infecciosa felina (PIF) é causada por um coronavírus, que é relativamente instável no ambiente, mas pode permanecer infeccioso por até sete semanas no interior de matéria orgânica seca ou em superfícies secas.
Qual exame detecta PIF em gatos?
Diagnóstico e tratamento de gatos com PIF Históricos e sinais clínicos são a base do diagnóstico do médico veterinário, auxiliado por exames de laboratório como exames de sangue, ultrassom e testes sorológicos. No entanto, o diagnóstico definitivo só pode ser dado por meio de biópsia ou necropsia.
Como cuidar de um gato com PIF?
Como ainda não há cura para a PIF, o tratamento é paliativo. Antibióticos, antinflamatórios e quimioterápicos reduzem a velocidade de progressão da doença e podem propiciar uma melhor qualidade de vida ao animal. Medicações antivirais e imuno-moduladoras são usadas para minimizar os efeitos adversos da PIF.
O que é PIF em gatos?
A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma afecção viral, infecciosa, imunomediada, multissistêmica e fatal. Possui uma patogenia complexa, desenvolvendo-se a partir do coronavírus felino (FCoV) com resposta imunológica indevida do vírus.
Qual exame para saber se o gato tem PIF?
O teste PCR é altamente sensível e específico para detectar o FCoV, porem não dá um diagnóstico definitivo de PIF pois não diferencia as cepas dos coronavírus felinos. Entretanto, um resultado positivo de PCR numa efusão é um forte indício de PIF, apesar do teste não ter 100% de especificidade e sensibilidade.
Como tratar PIF felina?
A PIF ainda não tem cura, infelizmente. No entanto, existem tratamentos paliativos que podem ajudar a prolongar a vida dos gatos com PIF e deixá-lo o mais confortável possível. A progressão da doença pode ser reduzida com antibióticos, antinflamatórios e quimioterápicos.
Quais são os sintomas de gatos com PIF?
No entanto, os sintomas mais frequentes em gatos com PIF são: 1 Perda de apetite; 2 Perda de peso; 3 Febre; 4 Vômitos; 5 Diarreia; 6 Desorientação; 7 Infecções oculares; 8 Dificuldades respiratórias. More ...
Quais são os sintomas dos gatos?
Sintomas Existem duas formas de PIF, a efusiva (úmida) e a não efusiva (seca), que são determinadas pela resposta imunológica de cada gatoe algumas vezes o felino pode desenvolver as duas formas. De maneira geral, eles apresentam febre, perda de peso e diarreia.
Por que a doença pode acometer gatos?
A doença pode acometer gatos de todas as idades, mas é mais comum em gatos com menos de dois anos, idosos e nos que têm o sistema imunológico debilitado. Alguns gatos, no entanto, podem contrair o vírus, montar uma resposta imunitária, eliminá-lo e continuar vivendo como se nada tivesse acontecido.
Será que os gatos são portadores da doença?
Uma vez que um dos gatos tenha sido diagnosticado com PIF, o ideal é testar os demais para saber se são portadores da doença também. Caso alguns sejam negativos, é preciso conversar com seu médico veterinário para que ele possa te orientar a respeito das melhores práticas de manejo para evitar que eles também peguem a doença.