O que é a alma para os gregos?
O que é a alma para os gregos?
Alma é um termo equivalente ao hebraico néfesh, ao Sanscrito Ātman e ao grego psykhé e significa "ser", "vida" ou "criatura". ... Etimologicamente, deriva do termo em Latim animu (ou anima), que significa "o que anima".
Como os gregos entendiam a alma?
Diziam eles que a alma não era um objeto de pensamento entre os gregos, no sentido de que não havia uma proposta racional de pensamento em torno dessa questão, como objeto de pensar, idéia com a qual, a princípio, concordamos.
O que caracteriza a alma?
O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito. Mas a alma humana desempenha também as funções da alma sensitiva e vegetativa, sendo superior a estas.
Qual a origem da imortalidade da alma?
Acredita-se que Sócrates e Platão estavam entre os primeiros a promover a ideia de que a alma é imortal. ... Ali, juízes sentenciavam as almas quer ao tormento numa prisão com muros enormes, quer à bem-aventurança no Elísio. No Irã, ou Pérsia, ao leste, um profeta chamado Zoroastro surgiu no sétimo século AEC.
O que é a alma para Aristóteles?
Para Aristóteles, os homens não são os únicos seres que possuem alma ou psique; todos os seres vivos a possuem, desde as margaridas e moluscos aos seres mais complexos. Uma alma é simplesmente um princípio de vida: é a fonte das actividades próprias de cada ser vivo.
Qual a função da alma para Demócrito?
Essa parte estaria localizada na cabeça e seria responsável pela racionalidade do corpo. Ela seria responsável por dar o entendimento, a razão, o pensamento, o intelecto do corpo. Essa função persistiria após a morte do corpo e seria a dimensão propriamente eterna.