Como os genes se expressam?
Índice
- Como os genes se expressam?
- O que determina a penetrância incompleta?
- Porque os cientistas utilizam o termo penetrância para se referir aos indivíduos de um dado genótipo?
- O que é e como se caracteriza a expressão génica?
- Quais os fatores que determinam a expressão de genes em indivíduos?
- Qual o fenótipo determinado pelos genótipos PP PP e PP?
- Onde o gene é encontrado?
- Como são feitos os genes?
- Por que os genes são herdados?
- Qual a função dos genes?
- Quais são as cópias dos genes humanos?

Como os genes se expressam?
Informação de um gene é usada para construir um produto funcional em um processo chamado expressão gênica. Um gene que codifica um polipeptídeo é expresso em duas etapas. Nesse processo, a informação flui do DNA → RNA → proteína, uma relação direcional conhecida como dogma central da biologia molecular.
O que determina a penetrância incompleta?
In Penetrância incompleta, indivíduos com um certo genótipo podem ou não desenvolver um fenótipo associado com o genótipo. Por exemplo, entre pessoas com o mesmo genótipo patogênico para um distúrbio hereditário, alguns podem nunca desenvolver de fato o distúrbio.
Porque os cientistas utilizam o termo penetrância para se referir aos indivíduos de um dado genótipo?
Outros possuem uma penetrância incompleta, ou seja, apenas uma parcela dos portadores do genótipo apresenta o fenótipo correspondente. Observe que o conceito de penetrância está relacionado à expressividade do gene em um conjunto de indivíduos, sendo apresentado em termos percentuais.
O que é e como se caracteriza a expressão génica?
A expressão genética ou expressão génica é o processo pelo qual a informação hereditária contida em um gene, tal como a sequência de DNA, é utilizada de modo a formar um produto génico funcional, tal como proteínas ou RNA.
Quais os fatores que determinam a expressão de genes em indivíduos?
Em alguns casos, a expressão de genes em um determinado organismo pode ser influenciada pelo meio ambiente externo em que o organismo se encontra ou se desenvolve, bem como, o ambiente interno do organismo, neste caso, podemos incluir fatores ligados ao metabolismo e a influência de hormônios.
Qual o fenótipo determinado pelos genótipos PP PP e PP?
Existem três genótipos disponíveis, PP (homozigoto dominante), Pp (heterozigoto) e pp (homozigoto recessivo). Todos os três têm genótipos diferentes, mas os dois primeiros têm o mesmo fenótipo (roxo), distinto do terceiro (branco).
Onde o gene é encontrado?
A maioria dos genes está contida nos cromossomos. O cromossomo é constituído por uma longa cadeia de DNA envolvido em torno de uma proteína especial denominada histona. A maioria dos cromossomos contêm vários genes diferentes.
Como são feitos os genes?
Genes são feitos de uma longa molécula chamada de DNA, o qual é copiado e herdado através das gerações. O DNA é feito de unidades simples que se alinham em uma ordem particular dentro desta grande molécula. A ordem destas unidades carrega informação.
Por que os genes são herdados?
Genes são a maneira pela qual os organismos vivos herdam características de seus ancestrais; por exemplo, crianças usualmente se parecem com seus pais porque elas herdaram os genes dos pais. A genética tenta identificar quais características são herdadas, e explicar como estas características são transmitidas de geração para geração.
Qual a função dos genes?
A função dos genes é prover as informações necessárias a fazer moléculas chamadas de proteínas em células. Células são as menores partes independentes de organismos: o corpo humano contém cerca de 100 trilhões de células, enquanto organismos muito diminutos feito bactérias são apenas uma célula só.
Quais são as cópias dos genes humanos?
Humanos possuem duas cópias de cada um de seus genes ( i.e., dois alelos) e quando as pessoas se reproduzem elas fazem cópias de seus genes e os põem em óvulos ou espermatozoides, mas apenas põem uma cópia de cada tipo de gene. Quando um óvulo se junta a um espermatozoide, forma uma criança com um conjunto completo de genes.