O que são entidades de investimento?
Índice
- O que são entidades de investimento?
- Como contabilizar os investimentos em controladas?
- Como devem ser tratados os investimentos em sociedades coligadas na consolidação das demonstrações contábeis?
- Onde contabilizar investimentos em coligadas?
- O que é uma empresa investidora?
- Como contabilizar receita de dividendos?
- O que é investimento em controladas?
- Como é feita a consolidação das demonstrações contábeis?
- Quais as demonstrações contábeis devem ser consolidadas?
- Como o investidor controla a investida?
- Como se tratam os investimentos de uma outra empresa?
- Quais são os elementos centrais do investimento em outras sociedades?
- Quais são os direitos e deveres do investimento?

O que são entidades de investimento?
A definição de entidade de investimento exige que o propósito ou objetivo da entidade seja o de investir exclusivamente para valorização de capital, obtenção de receitas de investimentos (tais como dividendos, juros ou receita de aluguel) ou ambos.
Como contabilizar os investimentos em controladas?
O investimento em coligada, em controlada e em empreendimento controlado em conjunto deve ser contabilizado pelo método da equivalência patrimonial a partir da data em que o investimento se tornar sua coligada, controlada ou empreendimento controlado em conjunto.
Como devem ser tratados os investimentos em sociedades coligadas na consolidação das demonstrações contábeis?
Um investimento em empreendimento controlado em conjunto ou em coligada deve ser contabilizado na demonstração individual da investidora, usando-se o método da equivalência patrimonial a partir da data em que esta se torne empreendimento controlado em conjunto ou coligada.
Onde contabilizar investimentos em coligadas?
44. O investimento em coligada, em controlada ou em empreendimento controlado em conjunto deve ser contabilizado nas demonstrações contábeis separadas do investidor em conformidade com o disposto no item 10 do Pronunciamento Técnico CPC 35 - Demonstrações Separadas.
O que é uma empresa investidora?
Equivalência patrimonial em investimentos relevantes A empresa investidora tem mais de 10% do seu patrimônio líquido alocado em outra sociedade, ainda que não a controle; ou. A companhia investidora mantém um conjunto de investimentos onde o valor supera os 15% do seu patrimônio líquido.
Como contabilizar receita de dividendos?
Em caso de recebimento de dividendos é realizado crédito no ativo na conta de investimentos. O Método do custo é reconhecido pelo custo inicialmente, e avaliado pelo seu valor justo. Quando a sociedade recebe dividendos é lançado diretamente na receita.
O que é investimento em controladas?
Investimentos em Controladas: quando a empresa investidora controla uma companhia na qual ela participa, esta é chamada de Controlada.
Como é feita a consolidação das demonstrações contábeis?
De forma bastante prática: Consolidar os balanços de várias empresas consiste em somar os saldos das contas contábeis semelhantes, dos balanços patrimoniais das empresas controladora e suas controladas, e eliminar os saldos das contas que representam transações entre elas.
Quais as demonstrações contábeis devem ser consolidadas?
8.1.8 – As demonstrações contábeis consolidadas compreendem o balanço patrimonial consolidado, a demonstração consolidada do resultado do exercício e a demonstração consolidada das origens e aplicações de recursos, complementados por notas explicativas e outros quadros analíticos necessários ao esclarecimento da ...
Como o investidor controla a investida?
O investidor controla a investida se possui não apenas poder sobre a investida e exposição a, ou direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida]
Como se tratam os investimentos de uma outra empresa?
Objetivo deste paper: Estudar as definições e tratativas dos INVESTIMENTOS de uma empresa numa outra empresa, resultando numa COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS em consonância com o CPC 18 em aderência as Normas Internacionais de Contabilidade do IASB (International Accounting Standards Board) .
Quais são os elementos centrais do investimento em outras sociedades?
Em artigo anterior, foi dado início ao delineamento dos elementos centrais que envolvem uma operação de investimento em outras sociedades. No presente artigo serão explicados aspectos mais complexos e que exigem um conhecimento prévio do tema, portanto é recomendada a leitura dos artigos anteriormente publicados relacionados aos CPC 15 e CPC 18.
Quais são os direitos e deveres do investimento?
O CPC 18 define com propriedade os direitos e deveres através da segregação conceitual de acordo o grau destes investimentos. O investimento pode ser abrangente, quando nasce a figura do GRUPO ECONÔMICO, onde a controladora (empresa investidora) possui investimentos em diversas empresas que são as controladas ou as empresa coligadas.