Como é o trabalho do historiador com as fontes históricas?

Índice

Como é o trabalho do historiador com as fontes históricas?

Como é o trabalho do historiador com as fontes históricas?

O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios e de uma orientação teórico-metodológica. ... 154), isso significa dizer que os estudantes precisam explorar as evidências do passado e não tomar as análises acerca das fontes a partir de conclusões feitas por autoridades no assunto.

Quais são as fontes históricas ou as pistas os restos os vestígios que registram esse começo da nossa história?

Não somente o documento oficial passou a ser considerado, mas também cartas pessoais, diários, relatos de viagens, obras de literatura, por exemplo, começaram a ser vistas como fontes históricas. Outras fontes começaram a ser usadas pelos historiadores no trabalho de investigação do passado.

Quais são as fontes históricas?

644 A utilização das fontes histórica não trata de buscar as origens ou a verdade de tal fato, trata-se de entender estas enquanto registro testemunhos dos atos históricos. É a fonte do conhecimento histórico, é nela que se apóia o conhecimento que se produz a respeito da história.

Quais fontes são utilizadas para o estudo da história?

Elas são utilizadas pelos historiadores para compreender um determinado período ou fato histórico. Essas fontes revelam dados de extrema importância para o estudo da História, pois possuem marcas da presença dos seres humanos.

Qual a diferença entre fontes e documentos históricos?

Nesse sentido, as fontes ou documentos históricos constituem tudo o que ser humano produziu desde os seu primórdios. Tais fontes podem ser desde artefatos arqueológicos até dispositivos eletrônicos feitos no século XX, como os primeiros computadores ou microchips. Há, é claro, uma diferença de complexidade entre as fontes.

Quais são as fontes históricas mais instigantes?

Por meio dos vários tipos de moedas que já foram cunhadas ao longo da história, desde a primeira delas, feita pelo rei persa Dario I (chamada dárico), até as atuais, as moedas testemunham situações políticas, econômicas e culturais. Outro exemplo de fontes históricas bem instigantes são os monumentos, que são, também, marcos de memória.

Postagens relacionadas: