Como são classificados os órgãos linfoides?

Índice

Como são classificados os órgãos linfoides?

Como são classificados os órgãos linfoides?

Os tecidos linfoides são classificados em primários e secundários. Os primários representam o local onde ocorrem as principais fases de amadurecimento dos linfócitos. O timo e a medula óssea são tecidos primários, pois é o local onde amadurecem os linfócitos T e B respectivamente.

Como se dá a ativação dos linfócitos B?

A ativação dos linfócitos B antígeno-específicos se dá pela ligação do antígeno as moléculas de Ig de membrana, que, em conjunto com a Igα e Igβ, formam o receptor de antígeno de células B maduras (BCR).

Qual a importância dos linfonodos?

A importância dos linfonodos se dá através do encontro de células do sistema imune inato (como células dendríticas), com linfócitos respectivos. As células do sistema inato são capazes de detectar danos celulares ou patógenos invasores dos tecidos periféricos.

Quais são as zonas do linfonodo?

O linfonodo divide-se em 3 zonas: Zona medular: Contém grandes concentrações de linfócitos B. Os espaços entre as células endoteliais do linfonodo permitem a passagem da linfa e das células de defesa.

Quais são os receptores dos linfócitos?

Nos linfócitos B, esses receptores são imunoglobulinas e nos linfócitos T são moléculas chamadas TCR (T-Cell Receptors). As células precursoras dos linfócitos se originam na medula óssea fetal e continuam proliferando na medula, durante a vida pós-natal.

Postagens relacionadas: