Qual é o problema com os lixões?
Índice
- Qual é o problema com os lixões?
- Quais os impactos ambientais que o lixão a céu aberto pode causar?
- O que causa com maior frequência a contaminação dos lençóis freáticos?
- Por que os lixões são proibidos?
- Como é a situação dos lixões no Brasil?
- Qual a função do lençol freático?
- Como funcionam os lençóis freáticos?
- Como é feito o rebaixamento do lençol freático?
- Por que os lençóis são rasos?

Qual é o problema com os lixões?
Contaminação das águas subterrâneas com a penetração do chorume no solo; Mau cheiro; Aumento do número de doenças, já que os lixões atraem animais e vetores de doenças; ... Aumento do número de incêndios causados pelos gases que são gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.
Quais os impactos ambientais que o lixão a céu aberto pode causar?
Observou-se que dentre os principais impactos ambientais, causados na área estão o aumento do processo erosivo, a compactação do solo, a emissão de gases de efeito estufa, a contaminação do solo e do lençol freático, a redução e o estresse da fauna local, a redução da biodiversidade nativa, entre outros.
O que causa com maior frequência a contaminação dos lençóis freáticos?
Agrotóxicos e fertilizantes O uso incorreto de agrotóxicos e fertilizantes pode provocar contaminação do solo. Caso sejam enterradas indevidamente, embalagens com restos dessas substâncias podem também contaminar o solo, poluindo, dessa forma, os lençóis freáticos.
Por que os lixões são proibidos?
Um dos itens obrigava os municípios, até 2014, a acabarem com os lixões, por estes serem depósitos de resíduos a céu aberto que causam inúmeras doenças e ocorrem em função da falta de infraestrutura em construir aterros sanitários.
Como é a situação dos lixões no Brasil?
Em 2020, houve redução de 17% da quantidade de lixões em relação a 2019, passando de 3.257 para 2.707 lixões, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Tratamento de Resíduos e Afluentes, a Abtre.
Qual a função do lençol freático?
A água subterrânea delimitada pelo lençol freático apresenta pouca perda ocasionada pelo processo de evaporação. Além disso, auxilia os rios a não transbordarem, absorvendo o excesso de água proveniente das chuvas.
Como funcionam os lençóis freáticos?
Isso porque, os lençóis funcionam como locais de abastecimento, onde a quantidade de água presente no subterrâneo e na superfície pode ser mantida com qualidade. Quando os lençóis freáticos estão localizados próximo à superfície, a construção civil fica comprometida.
Como é feito o rebaixamento do lençol freático?
Quando os lençóis freáticos estão localizados próximo à superfície, a construção civil fica comprometida. Assim, para que não haja algum problema na construção, é feito o chamado rebaixamento do lençol freático. Porém, essa prática pode causar alguns problemas para o solo, como a falta de sustentação, perda da vegetação na região, etc.
Por que os lençóis são rasos?
A água passa pelo solo poroso, que serve como um “filtro” natural. No entanto, por serem rasos (próximos à superfície), os lençóis freáticos são suscetíveis à poluição. Na cidade ou no campo, o solo sofre com processos químicos provenientes de lixões e agrotóxicos, o que prejudica a qualidade da água dos lençóis.