Como os patógenos ultrapassam as defesas do hospedeiro?

Índice

Como os patógenos ultrapassam as defesas do hospedeiro?

Como os patógenos ultrapassam as defesas do hospedeiro?

Ouça em voz altaPausarApós a infecção, o hospedeiro pode produzir vários anticorpos (glicoproteínas complexas conhecidas como imunoglobulinas) que se ligam a alvos antigênicos microbianos específicos. Os anticorpos podem auxiliar a erradicar o microrganismo infectante atraindo os leucócitos do hospedeiro e ativando o sistema complemento.

Como os microrganismos podem escapar das defesas do hospedeiro?

Ouça em voz altaPausarTrato gastrintestinal. Barreiras do trato gastrintestinal incluem o pH ácido do estômago e a atividade antibacteriana das enzimas pancreáticas, bile e secreções intestinais. O peristaltismo e a perda normal de células epiteliais intestinais removem os microrganismos.

Quais as defesas do hospedeiro em relação ao agente infeccioso?

Ouça em voz altaPausarAs defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos. Assim, a função do sistema imunológico é a de reconhecer os agentes agressores e defender o organismo da sua acção.

Como classificamos as 1º e 2º linhas de defesa do hospedeiro?

Ouça em voz altaPausar As duas primeiras linhas de defesa são inespecíficas, são meios pelos quais o corpo tenta destruir todos os tipos de substancias estranhas, inclusive os patógenos. A terceira linha de defesa, resposta imunológica, é muito especifica. 5.

Como os microorganismos danificam as células do hospedeiro?

Ouça em voz altaPausarEnzimas hidrolíticas -coagulases – enzimas bacterianas que coagulam o fibrinogênio no sangue. Comum em Staphylococcus -quinases – degradam fibrina e digerem coágulos. Ex. fibronolisina (estreptocinase) - Hilaronidase – hidrolisa ácido hialuônico de tecidos conectivos.

Quais são as barreiras do nosso corpo que ajudam a impedir a entrada de Micro-organismos patogênicos?

Ouça em voz altaPausarTanto as barreiras naturais como o sistema imunológico defendem o corpo contra os organismos que podem provocar infecção. (Consulte também Linhas de defesa). As barreiras naturais são constituídas pela pele, pelas membranas mucosas, pelas lágrimas, pela cera dos ouvidos, pelo muco e pelo ácido gástrico.

Quais os benefícios da relação entre o hospedeiro e seus microrganismos residentes?

Ouça em voz altaPausarApesar de muito diversas, as microbiotas “normais” exercem efeitos benéficos comuns para o nosso organismo: funcionam como uma barreira que impede a proliferação de microrganismos patogênicos, ativam e modulam a resposta imunológica, reduzem o pH intestinal, controlam o armazenamento de gorduras, metabolizam compostos, ...

Postagens relacionadas: