Como os Iorubas vieram para o Brasil?

Índice

Como os Iorubas vieram para o Brasil?

Como os Iorubas vieram para o Brasil?

Vivendo em grande parte a sudoeste do país, há alguns grupos pequenos espalhados em Benin e ao norte de Togo. Muitas pessoas desse povo foram trazidas para a América como escravos. No Brasil, esse povo foi chamado de nagô e introduziu o candomblé (uma religião afro-brasileira).

Quando os Iorubas foram trazidos para o Brasil?

Historicamente, habitavam o Reino de Queto (atual Benim) e o Império de Oió, na África Ocidental. Do século XVIII e até 1815, foram escravizados e trazidos em massa para o Brasil durante o chamado "Ciclo da Costa da Mina", ou "Ciclo de Benin e Daomé".

Qual era a divisão social iorubá?

Como o modelo de cidade iorubá foi organizada em quarteirões residenciais, geralmente tendo como base o clã, cada quarteirão, então, tem seu chefe/obá. ... O chefe do quarteirão é o membro mais velho do clã, portanto, um importante elemento do sistema político do Estado.

Quais são os costumes dos povos Iorubas?

Outro costume dos iorubá era a raspagem da cabeça para os homens, e os penteados bem elaborados para as mulheres. Há muito tempo, se o homem não raspasse a cabeça era sinal até de falta de higiene. Atualmente o costume ficou restrito só aos mais velhos. Só entre os haussá o costume ainda é mantido por jovens.

Qual a relação dos iorubás com o Brasil?

Boa parte da população negra no Brasil veio de terras iorubás. O povo ioruba é um dos maiores grupos étnicos da Nigéria, um país africano, somando mais de 20 milhões de indivíduos no início do século XXI. ... No Brasil, esse povo foi chamado de nagô e introduziu o candomblé (uma religião afro-brasileira).

Qual foi a religião introduzida no Brasil pelos iorubás?

( ) O candomblé, manifestação religiosa em que as divindades simbolizam forças ancestrais ligadas aos elementos do mundo, foi introduzido no Brasil pelos iorubás.

Quem eram os iorubás trazidos como escravos para o Brasil?

Os dois principais grupos étnicos da Nigéria, que somam 40% da população, são os iorubas e os hauçás (islâmicos). Os iorubas cultuam os orixás. O sincretismo do culto africano trazido pelos escravos com o catolicismo originou o candomblé praticado no Brasil, também conhecido como cultura nagô.

Qual era a cidade sagrada dos iorubás?

Ifé Ifé era considerada uma cidade sagrada para os iorubás.

Quem são os nagôs?

Os nagôs, também chamados genericamente de sudaneses, eram oriundos de várias etnias, entre elas os jejes, iorubás, haussás, mahis e mandingas.

Como é o rito para o casamento na cultura iorubá?

O dia do casamento é um dia de celebração, comendo, bebendo e dançando para os pais, relações, o novo marido e mulher e os seus amigos e, muitas vezes, até mesmo inimigos. O casamento não é considerado apenas uma união de marido e mulher, ele também é visto entre os iorubás como a união das famílias de ambos os lados.

Postagens relacionadas: