Como os MicroRNAs podem regular a expressão gênica?
Índice
- Como os MicroRNAs podem regular a expressão gênica?
- Como os MicroRNAs atuam?
- O que são Mrnas Policistrônicos?
- Qual a relação Micrornas e câncer?
- O que são os Acentuadores?
- O que é o mRNA?
- Como a expressão de um gene pode ser regulada?
- Por que todos os genes se expressam ao mesmo tempo?
- Qual a expressão dos genes constitutivos?
- Quais são as etapas do processo de expressão gênica?
Como os MicroRNAs podem regular a expressão gênica?
MicroRNAs (miRNAs) são pequenos RNAs não-codantes, conservados ao longo da evolução, capazes de regular a expressão gênica através da degradação ou repressão da tradução de moléculas-alvo de RNA mensageiro. A expressão dos miRNAs se apresenta desregulada em diversos processos patológicos, incluindo o câncer.
Como os MicroRNAs atuam?
Os miRNAs são pequenas moléculas endógenas de ácido ribonucleico (RNA), não codificantes, com cerca de 22 nucleotídeos (nt), que atuam como reguladores da expressão gênica em plantas e animais, ao nível pós-transcricional através da clivagem de um RNA mensageiro (mRNA) alvo ou da repressão da tradução.
O que são Mrnas Policistrônicos?
A diferença estrutural é que o RNAm de bactérias frequentemente codifica para várias proteínas, sendo chamado de policistrônico, enquanto o RNAm de eucariontes, na maioria dos casos, codifica para apenas uma cadeia polipeptídica, sendo chamado monocistrônico (Fig. 14).
Qual a relação Micrornas e câncer?
Geralmente, os miRNAs estão envolvidos em processos homeostáticos normais, como desenvolvimento ósseo e cerebral, funcionamento do sistema imunológico, dentre outros. No câncer, sua expressão pode ser alterada quantitativa e qualitativamente, influenciando nas relações tumor-estroma, promovendo a progressão tumoral.
O que são os Acentuadores?
Os enhancers ou acentuadores são seqüências de DNA que aumentam a afinidade da maquinaria de transcrição por um certo promotor.
O que é o mRNA?
A mRNA-1273 é uma vacina de nanopartículas lipídicas encapsuladas, com RNA mensageiro modificado que codifica a glicoproteína S. Essa proteína viral é necessária para a entrada do vírus na célula e, por esse motivo, é um dos alvos principais para estratégias terapêuticas ou profiláticas.
Como a expressão de um gene pode ser regulada?
(Junho de 2017) Apesar de um produto de um gene poder ser um ARN ou uma proteína, a maioria dos mecanismos conhecidos regula a expressão de genes produtores de proteínas. Qualquer passo da expressão de um gene pode ser modulada, da transcrição ADN-ARN até à modificação pós-translacional de uma proteína.
Por que todos os genes se expressam ao mesmo tempo?
Nem todos os genes presentes no núcleo se expressam ao mesmo tempo. De fato, estima-se que, em organismos eucariotos superiores, apenas 10% dos genes se expressam em todas as células durante todo o tempo. Os demais genes são ativados em determinados tecidos ou em momentos específicos.
Qual a expressão dos genes constitutivos?
A expressão destes genes é denominada expressão constitutiva e os genes são denominados genes constitutivos. Cascatas de expressão gênica continuam ativas em cada indivíduo durante toda a sua vida.
Quais são as etapas do processo de expressão gênica?
Cascatas de expressão gênica continuam ativas em cada indivíduo durante toda a sua vida. Para que um gene presente no núcleo se expresse, devem ocorrer as seguintes etapas: transcrição, processamento do transcrito, transporte para o citoplasma, tradução, endereçamento e ativação do polipeptídio formado.