Quais são os efeitos da contração da arteríola aferente sobre a TFG e da eferente?

Índice

Quais são os efeitos da contração da arteríola aferente sobre a TFG e da eferente?

Quais são os efeitos da contração da arteríola aferente sobre a TFG e da eferente?

Ouça em voz altaPausarEfeitos da Resistência Arteriolar Aferente X Eferente Quando há constrição da arteríola aferente, há uma diminuição do Fluxo Plasmático Renal, assim como da PCG e da TFG; Quando há contrição da arteríola eferente, o Fluxo Plasmático Renal decai, mas a PCG aumenta.

O que ocorre com o ritmo de filtração glomerular caso ocorra uma vasodilatação na arteríola eferente?

Ouça em voz altaPausarDessa forma, o ritmo de filtração glomerular é maior. Já a vasodilatação na arteríola eferente promove evasão do sangue/plasma sanguíneo do glomérulo, diminuindo a pressão hidrostática nos capilares glomerulares, impedindo que seja melhor filtrado. Assim, o ritmo de filtração glomerular é menor.

Qual a tipo de filtrado que estimula o sistema Justaglomerular?

Ouça em voz altaPausarA mácula densa reage à baixa presença de cloreto de sódio na corrente sanguínea secretando hormônios parácrinos que estimulam as céulas justaglomerulares à produzir renina a partir da pró-renina.

O que acontece quando a resistência da arteríola eferente e aumentada?

Ouça em voz altaPausarUma queda na resistência da arteríola eferente causa aumento no FSR; porém agora, devido à queda simultânea da pressão capilar glomerular (PCG) a TFG será reduzida. Quando a resistência na arteríola eferente é elevada, o FSR cai, enquanto a TFG aumenta, devido à elevação da PCG.

Qual a função das arteríolas aferentes?

Ouça em voz altaPausarA arteríola eferente é um pequeno vaso arterial, arteríola que resulta da convergência dos capilares do glomérulo desempenhando um papel importante na manutenção de uma pressão de filtração glomerular, independentemente das flutuações da pressão arterial.

Como ocorrem os processos de vasodilatação e vasoconstrição?

Os processos de vasodilatação e vasoconstrição acontecem em animais que possuem sistemas circulatórios fechados, ou seja, os sangues percorrem todo o corpo e voltam para o coração, onde, depois de passarem por alguns processos, voltam a circular pelo corpo.

Qual o mecanismo de vasoconstrição?

Esse estado é chamado de tônus vasomotor, que também controla as atividades do coração, como contração e freqüência dos batimentos, aumentado ou diminuindo a atividade do organismo. O mecanismo de controle da vasoconstrição é proveniente do hipotálamo, pois possui efeitos excitatórios e inibitórios sobre o centro vasomotor.

Qual a importância da vasodilatação arterial?

Além disso, a vasodilatação arterial é essencial para manter os níveis estáveis ​​de pressão arterial e dentro da faixa normal, a ponto de muitos medicamentos anti-hipertensivos serem administrados com o objetivo de induzir vasodilatação farmacológica e, assim, reduzir os níveis de pressão arterial.

Quais substâncias causam vasodilatação?

A exposição ao calor provoca vasodilatação. A vasodilatação provoca diminuição da pressão sanguínea e perda de calor para o exterior. Substâncias vasodilatadoras São substâncias que provocam a dilatação dos vasos e podem ser usadas em medicamentos. Agentes vasodilatadores: bradicinina, serotonina, histamina e prostaglandinas.

Postagens relacionadas: