Como os microrganismos afetam a quantidade e qualidade dos alimentos?
Índice
- Como os microrganismos afetam a quantidade e qualidade dos alimentos?
- Quais os principais microrganismos contaminantes dos alimentos?
- Como ocorre a proliferação de microrganismos?
- Qual a contaminação biológica de alimentos?
- Como se deterioram os alimentos minimamente processados?
- Quais são os alimentos contaminados com químicos artificiais?
Como os microrganismos afetam a quantidade e qualidade dos alimentos?
1- Os microorganismos nos alimentos são causadores de alterações químicas prejudiciais, resultando no que chamamos de deterioração microbiana. A deterioração resulta em alterações de cor, sabor, odor, textura e aspecto do alimento.
Quais os principais microrganismos contaminantes dos alimentos?
As bactérias são os microrganismos que mais provocam intoxicações alimentares, e entre elas podemos citar Salmonella sp, Listeria monocytogenes, Clostridium prefringes, Campylobacter sp, E. coli, sendo que as duas últimas bactérias são as principais causadoras de diarreia em humanos.
Como ocorre a proliferação de microrganismos?
Primeiro, os tecidos vegetais estão vivos, respirando e muitas reações químicas estão acontecendo, e segundo, a proliferação de microrganismos que precisa ser retardada.
Qual a contaminação biológica de alimentos?
Embora existam muitos cenários que possam ocasionar a contaminação de alimentos, a maioria se enquadra nas seguintes categorias: biológica, química, física ou cruzada. A contaminação biológica se refere aos alimentos contaminados por microrganismos patogênicos ou substâncias que eles produzem.
Como se deterioram os alimentos minimamente processados?
Os alimentos minimamente processados (AMP), tais como frutas e hortaliças intactas, deterioram-se após a colheita devido a alterações fisiológicas.
Quais são os alimentos contaminados com químicos artificiais?
Representa os alimentos contaminados com químicos naturais ou artificiais, como a presença de compostos químicos estranhos (corantes e aditivos não autorizados, inseticidas, metais pesados, etc.) ou de toxinas produzidas por microrganismos.