Quais são os impactos da produção de plástico para a saúde humana?
Quais são os impactos da produção de plástico para a saúde humana?
Segundo ela, já existem evidências significativas de que eles estejam contribuindo para o aumento nos casos de obesidade, puberdade precoce e outros distúrbios hormonais, além de alguns tipos de câncer.
Como os microplásticos afetam o ecossistema oceânico?
“Os microplásticos têm grande potencial para alterar a biota e o ecossistema oceânico do nosso planeta como um todo”, diz o físico Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais.
Quais são os microplásticos?
Os microplásticos estão presentes, principalmente, em cosméticos que tenham como objetivo esfoliar (remover de células mortas e impurezas), como cremes para rosto e corpo. Nesses produtos, estão presentes esferas formadas por polietileno.
Como os resíduos plásticos nos afetam?
Apenas 9% dos resíduos plásticos são reciclados e a grande maioria acaba em aterros e no meio ambiente, onde se desagrega em micropartículas que poluem as águas e o ar, prejudicam a fauna marinha e, finalmente, são ingeridas pelos seres humanos. Como os microplásticos nos afetam?
Quais são os polímeros relacionados à formação de microplásticos?
Os polímeros relacionados à formação de microplásticos são polietileno tereftalato (PET), polipropileto (PP), poliestireno (PS), poliuretano (PU), policloreto de vinila (PVC) e náilon (PA). Quando de origem primária ( pellets ), os microplásticos provêm de resíduos industriais, residenciais e de transporte marítimo.