Como os opioides alteram o limiar da dor?

Índice

Como os opioides alteram o limiar da dor?

Como os opioides alteram o limiar da dor?

Após administração aguda de opioide, ocorre efeito antinociceptivo durante 1 a 5 horas, seguido de redução do limiar da dor durante várias horas (até 10 dias) 2,4,8,10. O uso de opioide de longa duração após a operação pode acobertar o efeito de hiperalgesia 4.

Como agem os medicamentos analgésicos opióides e não opióides?

Os medicamentos não-opióides ou não narcóticos, como o acetaminofeno e os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), controlam a dor leve a moderada. Alguns podem ser comprados sem receita médica. O acetaminofeno alivia a dor da mesma maneira que os AINEs, mas não reduz a inflamação, assim como estes últimos.

Como atua opioides exógenos como a morfina?

Opióides exógenos, como a morfina e a meperidina, nada mais fazem do que agir nestes receptores, mimetizando os efeitos dos opióides endógenos e produzindo analgesia3.

Quais são os opioides?

Os opioides, como vimos, são aqueles que, uma vez administrados, ligam-se aos receptores que temos em nosso sistema nervoso central e, a partir daí, com outras células do corpo. Já os não opioides, também chamados de não narcóticos, são mais indicados quando a dor a ser tratada é leve ou moderada.

Como funcionam os analgésicos opióides?

Os analgésicos opióides, como dissemos, se ligam aos receptores opióides no sistema nervoso central. Embora existam principalmente 4 tipos de receptores, apenas 3 deles atuam na dor: μ, κ e δ (mu, kappa e delta). Dependendo da afinidade com o receptor e da ação que exercem sobre ele, os medicamentos opióides têm efeitos diferentes.

Como funcionam os receptores opioides?

Os receptores opioides são acoplados à proteína G inibitória levando a diminuição do influxo de cálcio e menor liberação de neurotransmissores envolvidos na dor. Diversas funções fisiológicas estão relacionadas aos opioides como mostrado no gráfico abaixo.

Quais são os efeitos dos opioides injetáveis?

Em se tratando dos opioides injetáveis, há vários efeitos em consequência do uso de agulhas não-esterilizadas, assim como adulterantes misturados aos opioides. Estes incluem abscessos na pele, pulmão e cérebro, endocardite (inflamação do revestimento do coração), veias rompidas e infeccionadas, e doenças como hepatite e HIV.

Postagens relacionadas: