Como a ligação à proteínas plasmáticas pode influenciar a toxicidade de fármacos?
Índice
- Como a ligação à proteínas plasmáticas pode influenciar a toxicidade de fármacos?
- Por que os fármacos não são distribuídos para todos os locais do organismo?
- Qual a principal proteína plasmática que faz ligação com os fármaco?
- Como ocorre o processo de distribuição do fármaco?
- Como os fármacos podem interferir na distribuição?
- Quais fatores afetam a distribuição de fármacos?
- Quais são os parâmetros farmacológicos?
- Quais fatores podem influenciar a distribuição dos medicamentos?
Como a ligação à proteínas plasmáticas pode influenciar a toxicidade de fármacos?
Quando a ligação à proteína ocorre fortemente (fração livre < 0,1), ela pode diminuir a intensidade máxima de ação de uma dose única de um fármaco, por diminuir a concentração máxima atingida no receptor, alterando, assim sua resposta clínica; reciprocamente, a diminuição da ligação pode aumentar a intensidade de ação ...
Por que os fármacos não são distribuídos para todos os locais do organismo?
Devido à recirculação do sangue, o medicamento passa da corrente sanguínea para os tecidos do corpo. Após a absorção, a distribuição da maioria dos medicamentos não é uniforme em todo o corpo.
Qual a principal proteína plasmática que faz ligação com os fármaco?
A mais importante proteína, no que concerne à ligação a fármacos, é a albumina, que liga muitos ácidos e um número menor de fármacos básicos: F (fármaco livre) + FL (complexo).
Como ocorre o processo de distribuição do fármaco?
O grau de distribuição de um fármaco nos tecidos depende do grau de ligação às proteínas plasmáticas e aos tecidos. Na corrente sanguínea, os fármacos são transportados parte em solução como fármaco livre (sem ligação) e parte com ligação reversível a componentes sanguíneos (p.
Como os fármacos podem interferir na distribuição?
Assim como na absorção certos fatores ligados ao fármaco também podem interferir podem interferir na distribuição, como por exemplo: Carga elétrica: fármacos ionizados tem dificuldade em atravessar o endotélio vascular e assim atingir outras regiões do organismo;
Quais fatores afetam a distribuição de fármacos?
Fatores Fisiológicos: 1. Idade: afeta de forma marcante a distribuição, de modo geral, tanto a fração livre, quanto o volume de distribuição para o fármaco total e não ligado, aumentam.
Quais são os parâmetros farmacológicos?
Os parâmetros farmacológicos que representam à absorção, distribuição e eliminação, são obtidos do perfil de concentração plasmática do fármaco. Estudos laboratoriais mostram a estreita correlação entre o nível sangüíneo dos fármacos e a intensidade de seus efeitos.
Quais fatores podem influenciar a distribuição dos medicamentos?
Além destes do fármacos em si, fatores ligados ao organismo também podem influenciar na distribuição. São exemplos destes fatores: idade do paciente, genética, alterações nos níveis proteícos, estados fisiológicos especiais (gravidez), patologias (acidose, alcalose), alterações no fluxo sanguíneo, quantidade total de água e fatores que possam ...