Como os peixes vivem dentro da água?

Índice

Como os peixes vivem dentro da água?

Como os peixes vivem dentro da água?

As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. A água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio. Depois, expulsa dióxido de carbono pelos opérculos, que são na realidade os buracos que se encontram em cada lado da cabeça do peixe.

Como os peixes respiram dentro da água?

Embora a maior parte dos peixinhos consiga respirar somente na água, por meio das brânquias, existem, sim, alguns peixes pulmonados! Estes possuem tanto brânquias quanto pulmões, o que os permite respirar dentro e fora d'água.

Será que os peixes bebem água?

Diferente do que acontece com os seres humanos, a água absorvida pelos peixes é usada principalmente para respiração e trocas gasosas com o ambiente externo em que vivem. Apenas uma quantidade mínima do líquido é realmente ingerida, junto com os alimentos, assim como acontece com outros animais que vivem fora da água.

Como consomem os peixes?

Nadam o tempo todo e consomem peixes menores e crustáceos que cruzam seus caminhos. Porém, em tempos de saco, costumam se esconder no fundo dos rios e se escondem embaixo da lama. Nesses períodos, os peixes liberam uma espécia de gosma que cria uma proteção como um casulo, debaixo da terra.

Como é introduzida a água no peixe?

A água é introduzida através das brânquias quando o peixe fecha e abre a boca. É nesse momento que os vasos sanguíneos do peixe absorvem o oxigénio necessário e o transportam através da corrente sanguínea. A grande maioria dos peixes tem uma zona que as cobre chamada opérculo.

Quais espécies de peixes vivem na Terra?

As espécies de peixes que vivem na terra costumam ter corpos longos e esguios, como as enguias. Na água, rastejam e nadam próximo ao fundo de rios de água doce. Geralmente são encontrados em águas rasas e escuras, como em pântanos, mas também podem ser encontrados em rios e lagos mais profundos.

Como respiram os peixes na água?

Tudo isto nos leva à próxima pergunta: como respiram os peixes na água? Tal como tu e eu, os peixes precisam de oxigénio para viver. A água dos rios, mares, oceanos e lagos tem pouco oxigénio dissolvido. A quantidade é de apenas 5 ml por litro, uma quantidade muito pequena.

Postagens relacionadas: