O que caracterizou a Guerra Fria *?

Índice

O que caracterizou a Guerra Fria *?

O que caracterizou a Guerra Fria *?

A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.

Como se caracterizou a Guerra Fria e porque recebeu este nome?

A guerra é chamada de fria porque não houve verdadeiramente uma guerra ou conflitos de fogo direto entre os EUA e a URSS, dada a inviabilidade de uma vitória em uma batalha nuclear. ... O medo da destruição em massa fez com que a Guerra Fria jamais tivesse algum combate armado.

Quais são as manifestações literárias do período?

As duas manifestações literárias do período são a literatura de informação e a literatura dos jesuítas. A primeira possui um caráter mais informativo e histórico sobre o país; e a segunda, escrito por jesuítas, reúne aspectos pedagógicos. A obra que mais merece destaque é a Carta de Pero Vaz de Caminha.

Quais são os períodos literários após o período clássico?

Os períodos e movimentos literários após o período clássico são normalmente identificados como segue: Medieval (a partir da queda de Roma até o século XIV ou XV) Renascença (desde seus primórdios na Itália no século XIV através do século XVI no resto da Europa, com uma mudança em alguns países para “Barroco”, na sua última fase)

Qual é o conceito de período literário?

Assim, vendo um trabalho único em seu contexto genérico torna-se inseparável de vê-lo como parte da história literária. O conceito de período literário também implica um agrupamento através do tempo. Mas uma obra, ao invés de ser “colocada” dentro do todo da história literária, é “colocada” dentro de um prazo muito mais restrito.

Qual a temática mais explorada pelos escritores do período?

A temática mais explorada pelos escritores do período estiveram voltadas para a realidade brasileira com temas sociais, políticos e históricos. Com uma grande produção literária, destacam-se os escritores: Monteiro Lobato, Lima Barreto, Graça Aranha e Euclides da Cunha.

Postagens relacionadas: