Quais são os osteócitos da matriz óssea?
Quais são os osteócitos da matriz óssea?
Os osteócitos têm um papel fundamental na manutenção da integridade da matriz óssea. Osteoblastos:os osteoblastos sintetizam a parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz.
Como ocorre o processo de reabsorção da matriz óssea?
A manutenção da matriz é feita pelos osteócitos que sintetizam e reabsorvem a matriz, atividades importantes por contribuírem para a homeostase do cálcio no sangue. A morte do osteócito promove a reabsorção da matriz pela atividade dos osteoclastos, seguida pelo reparo ou remodelação do tecido ósseo pelos osteoblastos.
Qual a reabsorção óssea?
Esta reabsorção óssea, denominada osteoclasia, é o resultado da secreção de diversas substâncias, incluindo ácidos, como o láctico e o cítrico, que são responsáveis por diminuírem o pH, facilitando a dissolução de minerais e fortes enzimas hidrolíticas, que digerem a matriz extracelular.
Por que os osteoclastos são oriundos da medula óssea?
Apesar de no passado acreditar-se que os osteoclastos eram oriundos de células osteoprogenitoras, hoje já se sabe que estes são oriundos da medula óssea, derivando de monócitos coalescentes. Ao passo que o osteoclasto cresce e, posteriormente, se remodela, o osso vai sofrendo contínua reabsorção por tais células gigantes.
Quais são as células de remodelação óssea?
Os osteócitos, osteoblastos e osteoclastos são as principais células da BMU de remodelação óssea. BMUs como o aqui descrito ocorrem por milhões ao longo do esqueleto. Eles realizam a reabsorção sequencial da velha matriz óssea e deposição / mineralização de osso novo.