Quais os principais problemas causados pelos poluentes orgânicos persistentes?
Índice
- Quais os principais problemas causados pelos poluentes orgânicos persistentes?
- Quais são os poluentes orgânicos persistentes?
- São características presentes nos poluentes orgânicos persistentes?
- Quais outros compostos orgânicos cíclicos podem afetar os ecossistemas?
- O que são os poluentes orgânicos persistentes POPs Cite exemplos e qual seu impacto no meio ambiente?
- Quais são os 12 POPs?
- Quais são os compostos orgânicos volateis?
- O que é um composto recalcitrante?
- Quais os efeitos dos POPs para o meio ambiente?
- O que são os poluentes Conservativos Cite exemplos?
- Como ocorre a poluição dos oceanos?
- Quais são as substâncias orgânicas?
- Por que o termo poluição?
- Como são os compostos orgânicos naturais?
Quais os principais problemas causados pelos poluentes orgânicos persistentes?
Os POPs são agentes tóxicos que podem causar sérios problemas à saúde, incluindo alguns tipos de câncer, malformações de nascença, disfunções nos sistemas imunológico e reprodutivo, maior susceptibilidade a doenças e diminuição da capacidade mental.
Quais são os poluentes orgânicos persistentes?
A lista inclui 8 pesticidas (aldrina, clordano, DDT, dieldrina, endrina, heptacloro, mirex e toxafeno), 2 químicos industriais (PCBs e hexaclorobenzeno, este também usado como pesticida) e 2 subprodutos involuntários de processos industriais de combustão (dioxinas e furanos).
São características presentes nos poluentes orgânicos persistentes?
Para serem classificados como poluentes orgânicos persistentes, os contaminantes devem: Persistir no meio ambiente, por possuir meia-vida longa; Ter a habilidade de se mover rapidamente na água e no ar; Acumular-se na gordura do corpo, no sangue e outros fluidos corporais (bioacumulação);
Quais outros compostos orgânicos cíclicos podem afetar os ecossistemas?
Outros compostos cíclicos que podem afetar o meio ambiente são: clordano, lindano, heptacloro, aldrin, dieldrin toxafeno, mirex e clordecona.
O que são os poluentes orgânicos persistentes POPs Cite exemplos e qual seu impacto no meio ambiente?
Poluentes orgânicos persistentes (POPs) são compostos sintéticos resistentes à degradação e altamente estáveis e, portanto muito persistentes no ambiente. Esse mecanismo explica a presença de POPs nas regiões remotas onde nunca foram utilizados, como as ilhas oceânicas e a Antártica. ...
Quais são os 12 POPs?
Esses produtos são aldrin, BHC, DDT, endrin, heptacloro, lindano pentaclorofenol (incluídos como POPs na Convenção de Estocolmo), clorobenzilato e parathion.
Quais são os compostos orgânicos volateis?
Compostos orgânicos voláteis, representados pela sigla VOC's, são todos os compostos que possuem carbono na composição e temperatura de ebulição entre ºC, como por exemplo, diclorometano (T. E. = 41 ºC). Diclorometano: dois átomos de Cloro ligados a Carbono.
O que é um composto recalcitrante?
São compostos orgânicos de difícil degradação, hidrrofóbicos, e bioacumulativos. ... Nesta classe de compostos estão incluídos uma grande variedade de compostos orgânicos halogenados, agroquímicos (pesticidas), hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, dioxinas e furanos e os estrogênios ambientais.
Quais os efeitos dos POPs para o meio ambiente?
Os POPs estão entre os chamados compostos orgânicos aromáticos (isto é, que contém um ou mais anéis de benzeno). Por conta disto, tais hidrocarbonetos se tornam mais estáveis, o que lhes confere uma meia vida prolongada nos compartimentos ambientais e biológicos (QUENTAL & SILVA, 2002).
O que são os poluentes Conservativos Cite exemplos?
Eles podem gerar sérios danos a organismos aquáticos, são exemplos os pesticidas, metais pesados, radioatividade.
Como ocorre a poluição dos oceanos?
Segundo convenções internacionais, a poluição dos oceanos é a introdução, pelo homem, de substâncias que provoquem, direta ou indiretamente, danos à vida marinha, ameacem a Segundo convenções internacionais, a poluição dos oceanos &eac...
Quais são as substâncias orgânicas?
Exemplos de substâncias orgânicas. O conjunto de átomos de carbono unidos por ligações covalentes formam as moléculas orgânicas. As moléculas são dividas em funções orgânicas, que agrupam os compostos de acordo com características semelhantes. São elas: Classificação.
Por que o termo poluição?
O termo poluição é utilizado para designar a introdução de qualquer substância que normalmente não existe no ecossistema e à qual os organismos não estão adaptados. Essas substâncias, chamadas de poluentes, provocam a degradação física e química do ambiente.
Como são os compostos orgânicos naturais?
Os compostos orgânicos naturais são aqueles produzidos pela natureza ao longo dos anos. Por exemplo, o petróleo, um combustível fóssil amplamente utilizado como fonte de energia e matéria-prima. Também são classificados como naturais os carboidratos, as proteínas, os lipídios, etc. Os compostos orgânicos sintéticos são criados em laboratório.