Como os patógenos atacam?

Índice

Como os patógenos atacam?

Como os patógenos atacam?

✓ supressoras - mecanismos de resistência; ✓ danificam células (liberando nutrientes); ✓ liberam enzimas degradativas; ✓ criam micro-ambiente favorável ao patógeno; ✓ facilitam a movimentação do patógeno; ✓ promovem e/ou aceleram a senescência dos tecidos; ✓ inibem invasão secundária por outros microrganismos.

Quais os mecanismos de ataque dos patógenos nas plantas?

- danificando cél., liberando nutrientes às atividades do patógeno; - ocasionando a liberação de enzimas degradativas; - criando micro-ambiente favorável ao patógeno; - facilitando a movimentação do patógeno; - promovendo e/ou acelerando a senescência dos tecidos; - inibindo a invasão 2ária da planta por outros ...

Como ocorre essa infecção por onde os patógenos entram na planta?

Muitos fungos e bactérias patogênicas entram nas plantas somente através dos estômatos. Contudo, a maioria dos patógenos podem forçar sua passagem através de estômatos fechados. Alguns, como o fungo Puccinia graminis f.

Como os fitopatógenos podem causar doenças?

Alguns fitopatógenos podem causar também enfermidades por crescerem e se multiplicarem no xilema ou no floema da planta e, por essa via, bloquearem o transporte de água e de nutrientes desde as raízes às folhas ou o fluxo de seiva desde as folhas ao resto da planta.

Quais os mecanismos que os fungos usam para causar doenças?

O primeiro passo para a infecção de um fungo é a adesão de seus esporos à superfície da planta. Para tal, os fungos empregam diferentes estratégias, como a produção de adesinas, enzimas, lectinas, interações iônicas e contato hidrofóbico com a cutícula da planta.

Quais são os mecanismos de defesa das plantas?

Dentre as defesas utilizadas pelas plantas estão a resposta hipersensitiva (HR), resistência sistêmica adquirida (SAR), indução de proteínas relacionadas à patogênese (PR-Proteínas) e compostos sinalizadores, como por exemplo, ácido salicílico e peróxido de hidrogênio.

Quais os tipos de mecanismos de resistência das plantas?

Em vídeo no canal Plantas Daninhas do Agro a professora Ana Ligia Giraldeli destaca que atualmente são conhecidos cinco mecanismos de resistência, sendo eles: Alteração no sítio de ação do herbicida. Amplificação gênica. Metabolização ou desintoxicação.

Como funciona o mecanismo de defesa das plantas?

A ativação do mecanismo de defesa da planta ocorre por meio de uma cascata de eventos e sinais que se inicia no reconhecimento pela planta do agente agressor e culmina com a ativação das barreiras físicas e químicas envolvidas no processo.

Quais os tipos de danos causados por fitopatógenos?

Os fitopatógenos são classificados quanto às exigências nutricionais em biotróficos, hemibiotróficos e necrotróficos (10). Os danos causados as culturas pelos agentes necrotróficos são mais severos no sistema plantio direto sob monocultura (1, 6).

Quais são os mecânicas de ataque de patógeno e de defesa das plantas?

MECANISMOS DE ATAQUE DE FITOPATÓGENOS E DE DEFESA DAS PLANTAS Componentes do triângulo da doença Hospedeiro (Suscetível) Ambiente (adequado) Patógeno (Virulento) Ciclo das relações patógeno-hospedeiro (Ciclo da doença)

Quais são os mecanismos de ataque dos patógenos?

Penetração: direta (Fungos) aberturas naturais (Fungos e bactérias) ferimentos (Fungos, Bactérias e vírus) Penetração direta – força mecânica Maioria - enzimas Hospedeiro: barreiras físicas e químicas MECANISMOS DE ATAQUE DOS PATÓGENOS

Quais são os mecanismos de ataque dos fitopatógenos?

Patógeno: penetrar colonizar os tecidos do hospedeiro retirar nutrientes e neutralizar reações de defesa da planta Substâncias envolvidas: Enzimas Toxinas Hormônios Polissacarídeos MECANISMOS DE ATAQUE DOS PATÓGENOS 2 mecanismos de ataque de fitopatógenos 1.

Qual a diferença entre patógeno e toxina?

Patógeno e toxina : especificidade semelhante em relação ao hospedeiro; resistência ou suscetibilidade do hospedeiro análoga à insensibilidade ou sensibilidade do mesmo à toxina Virulência varia com a capacidade de produção de toxina A toxina provoca nos hospedeiros suscetíveis os sintomas característicos da doença TOXINAS ESPECÍFICAS

Postagens relacionadas: