É possível fazer transferência de veículo com procuração?

Índice

É possível fazer transferência de veículo com procuração?

É possível fazer transferência de veículo com procuração?

Procuração para venda de veículo e comunicação de venda ao DETRAN. A dor de cabeça na hora de transferir um veículo pode ser grande, e caso não possa resolver as burocracias impostas para realizar a comunicação, é possível apostar em uma procuração para venda de veículo.

Como funciona a procuração para transferência de veículo?

Quando o documento de propriedade do veículo for assinado por procurador do comprador e/ou do vendedor (advogado ou não) será obrigatória a apresentação de original e cópia simples de procuração: por instrumento público (vigente) com poderes específicos (descrição do serviço a ser realizado).

Como funciona a procuração de compra e venda?

A procuração é um dos documentos que mais geram dúvidas para os proprietários. De acordo com o Código Civil, Art. 653, o documento autoriza uma determinada pessoa, escolhida pelo dono do bem, a representá-la, por exemplo, na situação de venda do imóvel.

Como fazer procuração para venda de veículo?

Para isso, basta que o vendedor entregue cópia legível autenticada do CRV (recibo de compra e venda) devidamente preenchido, assinado e datado, sem rasuras, emendas ou ressalvas, ao órgão de trânsito onde o veículo estiver registrado.

Quanto tempo vale uma procuração para transferência de veículo?

30 dias O texto original impõe a validade de 30 dias para todas as procurações para venda de veículos – tanto para pessoas físicas ou jurídicas, para resguardar o proprietário por eventuais multas ou danos ao veículo.

Pode assinar DUT por procuração?

De olho nas facilidades da procuração e do DUT em branco, algumas concessionárias atrelam o contrato de compra e venda do novo veículo a essas condições. Porém, o consumidor precisa ficar atento que cabe a ele a opção de aceitar ou não a procuração, assim como o fato de deixar o CRV em branco.

Para que serve a procuração de carro?

Esse instrumento é a única forma que o vendedor tem para evitar ser responsabilizado por atos cometidos com o veículo. Além das multas, pontos e impostos, o proprietário que consta nos registros do órgão de trânsito também poderá vir a responder por acidentes ou crimes com o veículo.

Quanto custa uma procuração para transferência de veículo?

Tirando a procuração para fins previdenciários que, normalmente, é isento de valor, os outros casos variam entre R$ 80,,00.

Qual o tipo de procuração para venda de imóvel?

Nas transações de venda de bens imóveis, a procuração deverá ser obrigatoriamente do tipo pública, lavrada em Tabelionato de Notas.

Como comunicar venda com procuração?

Como fazer Caso seja feito por terceiros, é necessário apresentar uma procuração pública ou particular. Esse documento tem que ter firma reconhecida em cartório como verdadeira, além de dados como RG, CPF do procurador e cópia do DUT (Documento Único de Transferência) autenticada.

Como é feita a procura de um veículo?

Procuração de Veiculo. As procurações são feitas de muitas maneiras, a mais comum é a escrita por intrumento particular, (tipo de “autorização”), são muito utilizadas para designar responsáveis por veículos em nome do mandante (dono legal do veículo) através da Procuração de Veículo.

Como obrigar o DETRAN a proceder a transferência?

No meu entender, você não tem como obrigar o Detran a proceder a transferência uma vez que tais poderes foram outorgados a outrem... e para o Detran, o único documento hábil à transferência é o CRV preenchido, datado e assinado...

Qual a procuração do Detran?

Procuração. Quando o proprietário do veículo não comparecer pessoalmente ao Detran, poderá ser representado legalmente por um Procurador, através de Procuração pública ou particular, com firma reconhecida. A Procuração precisa ser especifica: discriminar o serviço a ser realizado, podendo ser mais de um.

Postagens relacionadas: