Como você percebe a questão da morte para o profissional de saúde?
Índice
- Como você percebe a questão da morte para o profissional de saúde?
- Como o profissional de enfermagem deve lidar com a morte?
- É preciso falar sobre a morte equipe de saúde e luto no Hospital Geral?
- Quais são os sentimentos mais comuns dos profissionais de saúde diante da perda de um paciente?
- Quais são os profissionais que lidam com a morte?
- Como os profissionais de saúde encaram a possibilidade de morte?
- Qual a deficiência educacional dos profissionais que lidam com a morte e o luto?
- Qual a consequência da morte no Hospital?
Como você percebe a questão da morte para o profissional de saúde?
É um direito do paciente conhecer a verdade sobre sua doença e seu prognóstico. Com a refutação da morte, o profissional de saúde muitas vezes negligencia detalhes que são cruciais para que seu paciente possa compreender, significar e fazer suas próprias escolhas ao final de sua vida.
Como o profissional de enfermagem deve lidar com a morte?
O Profissional da enfermagem diante da morte de um paciente deve estar pronto para além de enfrentar seus medos, suas dores eles devem oferecer apoio aos familiares nesse processo de luto, além de respeitar seus costumes e crenças.
É preciso falar sobre a morte equipe de saúde e luto no Hospital Geral?
A pesquisa constatou que os profissionais de saúde não são preparados para lidar com a morte, e que os mesmos não conseguem elaborar o luto de seus pacientes.
Quais são os sentimentos mais comuns dos profissionais de saúde diante da perda de um paciente?
Saudade, tristeza intensa e, profissionalmente, perda (Rubi). A morte suscita diversos sentimentos. Ao vivenciar a terminalidade do ser humano o profissional pode perceber seu encontro com o outro no momento da morte como perda.
Quais são os profissionais que lidam com a morte?
Consideram-se, também, os profissionais de outras áreas que lidam cotidianamente com a morte, como coveiros ou sepultadores e agentes funerários, ao investigar suas reações diante da própria morte, da morte de seus familiares ou no exercício laboral (Santos & Hayasida, 2014).
Como os profissionais de saúde encaram a possibilidade de morte?
Os profissionais de saúde que trabalham diariamente com a possibilidade de morte encaram-na como um resultado acidental diante do objetivo de sua profissão, que é a busca da saúde e a cura das doenças. Se sentem muitas vezes responsáveis pela manutenção da vida de seus pacientes, gerando situações acompanhadas de grande sofrimento.
Qual a deficiência educacional dos profissionais que lidam com a morte e o luto?
Conclui-se que há deficiência na formação educacional dos profissionais que lidam com a morte e o luto, sobretudo aqueles que trabalham em contextos de saúde.
Qual a consequência da morte no Hospital?
No hospital, onde se prioriza a vida e a busca em salvar o paciente de alguma forma, a ocorrência de morte, pode fazer com que o trabalho da equipe seja encarado como frustrante, desmotivador e sem significado.