Como o profissional da atenção básica pode atuar frente a um caso de violência?
Índice
- Como o profissional da atenção básica pode atuar frente a um caso de violência?
- Qual conduta de um profissional da saúde ao suspeitar que uma paciente esteja sofrendo violência?
- Como deve ser a atuação do enfermeiro diante do ECA?
- Quais as principais ações de humanização voltadas para o atendimento ao paciente vítima de violência?
- Qual a relação da Enfermagem na busca ativa e identificação de possíveis casos de violência?
- Por que a violência é sério problema de saúde?
- Por que a violência afeta a saúde pública?
- Quando se trata de violência doméstica?
- Qual a categoria de violência doméstica?
Como o profissional da atenção básica pode atuar frente a um caso de violência?
A vítima de violência deve ter atendimento priorizado, com garantia de privacidade no atendimento e estabelecimento de relação de confiança e respeito1. Recomenda-se focar no acolhimento com resposta positiva capaz de minorar danos e sofrimentos às pessoas em situação de violência2.
Qual conduta de um profissional da saúde ao suspeitar que uma paciente esteja sofrendo violência?
Todo e qualquer profissional deve preenchê-la ao atender uma pessoa em situação de violência, ainda que na suspeita, observando também que o sigilo das informações é amparado pela lei Federal nº 6.259/75.
Como deve ser a atuação do enfermeiro diante do ECA?
O enfermeiro desempenha fundamental papel na equipe de saúde da família e pode promover ações interdisciplinares que integrem família, escola, e comunidade, despertando no adolescente o interesse de ampliar o conhecimento e desenvolver habilidades e atitudes, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento e ...
Quais as principais ações de humanização voltadas para o atendimento ao paciente vítima de violência?
As ações mais im- portantes da rede são a humanização do atendimento, a atenção inte- gral às vítimas e a criação do sistema de Notificação SISNOV. ... Assim, as ações dos profissionais da rede são voltadas para o rompimento do ciclo de violência e se caracterizam pela disponibilidade para ouvir, acolher e cuidar.
Qual a relação da Enfermagem na busca ativa e identificação de possíveis casos de violência?
O enfermeiro é um dos profissionais de maior presença nos cenários do cuidar, realizando ações de identificação, prevenção, orientação, assistência às vítimas e no- tificação do agravo. As principais ferramentas utilizadas para a identificação dos casos é a anamnese, exame físico e o processo de enfermagem.
Por que a violência é sério problema de saúde?
Diante disso, a violência caracteriza-se como sério problema de Saúde Pública, pois causa forte impacto na saúde da população brasileira. Segundo estudiosos, essa mudança de perfil denomina-se transição epidemiológica (SOUZA, 2007 apudBARRETO; CARMO, 1995; OMRAM, 1971).
Por que a violência afeta a saúde pública?
A violência, além de ser uma questão política, cultural, policial e jurídica, é também, e principal- mente, um caso de saúde pública. A violência não é um problema específico da área da saúde. No entanto, ela a afeta, já que muitas vítimas adoecem a partir de situações de violência.
Quando se trata de violência doméstica?
Quando se trata de violência doméstica, é muito comum que os profissionais da saúde e da educação sejam os primeiros a perceber que algo está errado, já que normalmente são os adultos que lidam mais intimamente com a criança fora de casa. Por isso, eles devem ter um olhar preparado para detectar e lidar com tais situações.
Qual a categoria de violência doméstica?
Ao pensarmos em violência doméstica, geralmente imaginamos pais batendo nos filhos, mas essa categoria pode ser física, psicológica, sexual e manifestar-se por negligência.