Quais as consequências de variação de pressão no processo respiratório?
Índice
- Quais as consequências de variação de pressão no processo respiratório?
- Como o pulmão regula o pH?
- Qual órgão é responsável por atrair o ar para dentro do corpo na respiração?
- O que é a mecânica da respiração?
- Como a ventilação mecânica do pulmão afeta o pH do paciente?
- Como ocorre o desligamento do dióxido de carbono nos pulmões?
- Como é o transporte dos gases?
- Como o ar chega aos pulmões?
- Qual a parte que faz parte do sistema respiratório?
Quais as consequências de variação de pressão no processo respiratório?
Quando essa pressão se torna mais negativa, o pulmão tende a se expandir. Quando essa pressão se torna menos negativa (mais ainda assim negativa) o pulmão tende a se retrair.
Como o pulmão regula o pH?
A importância do pH sanguíneo O aumento do pH sanguíneo (alcalose) é detectado pelo centro respiratório, que responde diminuindo a ventilação pulmonar. Com esta redução, ocorre um acúmulo do dióxido de carbono e maior produção de íons H+, regularizando o pH.
Qual órgão é responsável por atrair o ar para dentro do corpo na respiração?
Há uma bifurcação na traqueia, que leva o ar para os dois pulmões. Chegando no pulmão, o ar atinge os brônquios, que têm pequenas ramificações, chamadas bronquíolos, responsáveis por transportar o ar inspirado até os alvéolos pulmonares, onde são feitas as trocas gasosas.
O que é a mecânica da respiração?
A mecânica respiratória é a utilização de oxigênio e produção de gás carbônico através de diferença de pressões onde o ar entra e sai do sistema respiratório, através com o mecanismo de bombas. O mecanismo bombeador são os músculos da respiração.
Como a ventilação mecânica do pulmão afeta o pH do paciente?
Ao eliminar gás carbônico na expiração, a ventilação pulmonar diminui a acidez do sangue, contribuindo para que ele mantenha o nível de alcalinidade desejável.
Como ocorre o desligamento do dióxido de carbono nos pulmões?
O processo de desligamento do dióxido de carbono da hemoglobina, nos pulmões, é favorecido pela ligação da hemoglobina com oxigênio. Veja, a seguir, um esquema geral do transporte dos gases.
Como é o transporte dos gases?
Veja, a seguir, um esquema geral do transporte dos gases. Fgura 3.6: O ar que entra nos pulmões - ar inspirado - tem mais O2, que passa para o sangue arterial e é levado até os tecidos, onde se dá a troca com o CO2 resultante da respiração celular.
Como o ar chega aos pulmões?
O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões. O ar segue, então, dos brônquios para os bronquíolos e finalmente chega aos alvéolos pulmonares.
Qual a parte que faz parte do sistema respiratório?
A parte que faz parte do sistema respiratório é denominada de nasofaringe, enquanto a parte digestória é denominada de orofaringe. A nasofaringe está localizada posteriormente à cavidade nasal. Laringe: é um tubo de cerca de 5 cm de comprimento que apresenta forma irregular e atua garantindo a conexão entre a faringe e a traqueia.