Como os professores e os alunos se relacionam com a matemática?

Índice

Como os professores e os alunos se relacionam com a matemática?

Como os professores e os alunos se relacionam com a matemática?

A postura docente adotada em relação à Matemática pode permitir aos alunos percebê-la como uma ferramenta para a resolução de problemas do cotidiano, pode fazer com que os alunos sintam interesse em aprender a Matemática porque saberão como e onde aplicar o que foi aprendido em sala de aula.

Porque a matemática causa tanta aversão?

De acordo com o matemático Leonardo dos Reis, o mau resultado pode estar relacionado à ansiedade matemática adquirida culturalmente no início da vida escolar. ;Crescemos com a ideia de que a disciplina é difícil e a repassamos, criando assim, um círculo vicioso.

Quais as causas das dificuldades no ensino da matemática que acabam por atrapalhar a aprendizagem dos alunos?

Diante das explicações educativas possíveis para a dificuldade de aprendizagem de matemática, segundo NACARATO; MENGALI e PASSOS (2009), muitas podem ser explicadas por vários fatores ou questões, como por exemplo: reforço inadequado ou insuficiente, falta de oportunidades para que os alunos vão á prática, pois ...

Como a história da matemática pode auxiliar e contribuir nas dificuldades que emergem na turma?

Por meio da história da matemática, pode-se verificar que a matemática é uma construção humana, foi sendo desenvolvida ao longo do tempo e, por assim ser, permite compreender a origem das idéias que deram forma à cultura, como também observar aspectos humanos de seu desenvolvimento, enxergar os homens que criaram essas ...

Qual o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem no ensino da matemática?

Nesse novo contexto, a função do professor de matemática não é mais a de simplesmente transmitir um conhecimento pronto e acabado. Cabe-lhe organizar situações de aprendizagem desafiadoras que envolvam afetiva e intelectualmente os educandos na (re)construção dos conceitos matemáticos.

Como o ensino da matemática e ciências nos anos iniciais podem favorecer o letramento?

Além disso, por meio do letramento é possível desenvolver o caráter de jogo intelectual da Matemática como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (fruição) (BNCC, p. 264).

O que é aversão a matemática?

Matofobia: aversão à matemática ainda é uma situação preocupante nas escolas brasileiras, para quem não sabe Matofobia, é o nome dado à aversão à matemática e os pais e escolas tentam superar esse medo e fobia dos alunos que tem medo da disciplina.

Quais motivos levam uma pessoa a desenvolver a Matofobia?

Um dos grandes fatores que leva a pessoa à Matofobia se deve a um ensino descontextualizado, marcado, sobretudo, pela memorização de fórmulas e regras desconectadas da realidade dos alunos. A matemática da sala de aula perde sua beleza, para alguns estudantes, por não conseguirem assimilá-la.

Porque os alunos têm dificuldades em aprender matemática?

Alguns fatores envolvendo o baixo rendimento dos alunos em Matemática podem estar diretamente ligados a alguns problemas, como: auditivos, visuais, leitura e escrita. O aluno não consegue ouvir claramente o que o professor está dizendo, levando-o à incapacidade de aprender os conteúdos matemáticos.

Qual a relação entre professores e alunos?

Uma relação extremamente importante para qualquer estudante, independentemente da sua idade ou do seu grau de formação, é aquela que se estabelece com o educador. Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes.

Como funciona um bom relacionamento entre professores e alunos?

Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos.

Por que educadores devem se preocupar com os alunos?

Essa é uma pergunta essencial que educadores de todos os níveis de aprendizado devem se fazer. Afinal, ter uma boa convivência com os alunos, em vez de alimentar relações conflituosas e de tensão, é uma ótima forma de garantir um ambiente saudável, muito mais propício ao aprendizado.

Será que o professor é um modelo?

Queira ou não, ele é um modelo na sua forma de expressar valores, resolver conflitos, comunicar-se; na forma de ouvir, falar e de relacionar-se com os outros professores e com os alunos. E a forma como o professor se relaciona com o aluno se reflete nas relações do aluno com o conhecimento e na relação aluno-aluno.

Postagens relacionadas: