Como os raios solares agem na pele?

Índice

Como os raios solares agem na pele?

Como os raios solares agem na pele?

Quando os raios atingem o corpo, eles encontram moléculas do protetor solar que absorvem a energia do Sol. Essa absorção agita as moléculas, que ficam em um estado de “excitação” por um curto período de tempo.

Qual a diferença entre os raios UVA e UVB?

Raios UVB deixam a pele vermelha; já os raios UVA são os que bronzeiam. ... Entre as principais diferenças entre os raios UVA e UVB, está a cor que ele deixa na pele.

Quais são os raios UVA?

Os raios ultravioleta emitidos pelo sol levam as siglas UVA (ultravioleta A), UVB (ultravioleta B) e UVC (ultravioleta C). Raios UVA: Raios Ultravioleta A têm muito mais incidência na superfície terrestre do que os Raios UVB, pois independente do clima eles estão presentes desde o nascimento ao pôr do sol.

Quais as consequências da radiação UVA e UVB quando Incididas na pele?

Além disso, são os principais responsáveis pelo envelhecimento acelerado, reações cutâneas (alergias), manchas solares e câncer de pele. Já os raios UVB penetram mais superficialmente e contribuem para queimaduras solares, vermelhidão e também o temido câncer de pele.

Como a pele se protege dos raios ultravioletas do sol?

A melanina é um pigmento produzido pelos melanócitos com a função de nos proteger contra os raios UV. Em um país repleto de deslumbrantes praias é normal encontrarmos pessoas tentando manter um corpo bronzeado.

Tem proteção UVB e UVA?

UVA e UVB são dois tipos de raios ultravioleta nocivos à saúde. O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer. ...

Quais são as radiações UV que mais prejudicam a pele?

Raios UVB estão mais ligados ao câncer de pele

  • Tanto os raios UVA quanto os raios UVB podem danificar a pele. ...
  • Por outro lado, o UVA exerce uma ação mais profunda que o UVB, atingindo até mesmo os vasos da pele, deixando-a mais morena, de forma mais tardia e mais duradoura, além de causar um envelhecimento mais intenso.

Qual a intensidade dos raios UVB na pele?

A radiação solar na pele é, portanto, diferente dependendo do tempo, lugar e dos arredores. Diariamente: A intensidade dos raios UVB está ligada à posição do sol e às alterações ao longo do dia. Pode ser até 150 vezes mais forte ao meio-dia do que às 6 da manhã.

Quais são os raios UVA na pele?

E cada um dos tipos de radiação tem efeitos diferentes. Mas são os raios ultravioleta que são importantes para a sua pele. Os raios UVA não causam quaisquer sintomas dolorosos na pele, mas não penetram muito profundamente nas células da derme. Criam radicais livres e podem danificar as células a longo prazo.

Como os raios UVA causam o envelhecimento da pele?

Já os raios UVA (Aging = Envelhecimento), são aqueles capazes de penetrar profundamente na pele chegando até a derme. Por esse motivo, aceleram o envelhecimento cutâneo, provocam manchas, danificam as estruturas de sustentação da pele, além de favorecerem o surgimento do câncer de pele e serem intensos durante todo o ano.

Por que os raios UVB causam câncer de pele?

Além disso, são os principais responsáveis pelo envelhecimento acelerado, reações cutâneas (alergias), manchas solares e câncer de pele. Já os raios UVB penetram mais superficialmente e contribuem para queimaduras solares, vermelhidão e também o temido câncer de pele.

Postagens relacionadas: