Como desenvolver habilidades de leitura no ensino remoto?

Índice

Como desenvolver habilidades de leitura no ensino remoto?

Como desenvolver habilidades de leitura no ensino remoto?

Em um exemplo: se o docente tem a intenção de trabalhar a escrita da palavra CASA, pode fazer a leitura do conto dos Três Porquinhos ou da música A Casa, de Vinicius de Moraes, e destacar o termo para levar a criança a pensar sobre o uso das letras. Isto é, ele sai do texto para estudar a palavra.

Como trabalhar com texto para alfabetizar?

Depois de uma primeira leitura completa, é fundamental mostrar as expressões que ajudam a construir a forma e o significado dos textos. - Explorar apenas as características de cada gênero sem produzi-lo. Conhecer a estrutura não garante as condições para a produção. Aprende-se a ler lendo e a escrever escrevendo.

Qual é o curso gratuito de alfabetização a distância?

O Ministério da Educação está oferecendo um curso gratuito de alfabetização a distância (EAD), que pode ser realizado por professores ou qualquer outra pessoa que se interesse pelo tema.

Como fazer um curso gratuito de alfabetização?

Sem isso, fica complicado explicar para as crianças como converter sons em letras e vice-versa. O curso gratuito de alfabetização faz parte de um programa chamado “Tempo de Aprender”. As aulas ocorrem no ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC) e abordam temas fundamentais sobre o tema.

Como escolher o método de alfabetização?

Antes de tudo, a escola ainda precisa escolher o seu método de alfabetização, que pode ser sintético, analítico ou construtivista. Dentro de cada metodologia ainda existem mais métodos e infinitas possibilidades de como apresentar o alfabeto para os alunos.

Quais são as principais orientações para a alfabetização?

Além de todo o suporte prestado pela escola através dos educadores, a família também tem papel fundamental nessa caminhada. Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu.

Postagens relacionadas: