Como se processa o controle respiratório do equilíbrio ácido base?

Índice

Como se processa o controle respiratório do equilíbrio ácido base?

Como se processa o controle respiratório do equilíbrio ácido base?

O sangue transporta o dióxido de carbono para os pulmões, onde é exalado. Quando o dióxido de carbono se acumula no sangue, o pH sanguíneo diminui (aumento da acidez). O cérebro regula o volume de dióxido de carbono que é exalado através do controle da velocidade e da profundidade da respiração (ventilação).

Que distúrbios a alteração do pH sanguíneo pode provocar?

Um aumento de [H+] (uma queda do pH sanguíneo) é denominado acidemia. Uma diminuição de [H+] (elevação do pH do sangue) é denominada alcalemia. Os distúrbios causadores destas alterações de pH sanguíneo são a acidose e a alcalose, respectivamente.

Como é feito o equilíbrio ácido base?

O equilíbrio ácido-base é um processo complexo, essencial para manter um pH extracelular estável que permita o normal funcionamento celular. A manutenção de um pH normal depende assim do balanço entre a produção e o consumo de ácido ou base e do seu metabolismo ou excreção.

Qual o papel dos rins na manutenção do equilíbrio ácido-base?

O papel dos rins na manutenção do equilíbrio ácido-base é, pois, facilitar a excreção de radicais ácidos e conservar bases, o que é feito através da secreção tubular de hidrogênio e amônio e da reabsorção tubular de bicarbonato.

Quais são os parâmetros para análise do equilíbrio ácido-base?

Os parâmetros importantes para análise do estado de equilíbrio ácido-base são o pH, a tensão parcial de dióxido de carbono no sangue (PCO2) e o teor de bicarbonato (HCO3). O pH define se há acidose ou alcalose, se seu valor estiver abaixo ou acima da faixa de normalidade do sangue.

Quais são os desvios do equilíbrio ácido-base?

Os desvios do equilíbrio ácido-base que ocorrem durante a perfusão podem ser pre- venidos ou corrigidos através de medidas simples, desde que sejam conhecidos os princípios fisiológicos que o governam.

Quais os fatores afetam o equilíbrio ácido-básico?

Fatores físicos, comportamentais e ambientais afetam a capacidade do corpo em controlar os equilíbrios hidroeletrolíticos e ácido-básicos. Os desequilíbrios resultam de doenças, ingestão alterada de líquidos, ou episódios prolongados de vômitos e diarréia. O equilíbrio ácido-básico é necessário para muitos processos fisiológicos.

Postagens relacionadas: