Qual a relação entre a função renal e o controle da pressão arterial?
Índice
- Qual a relação entre a função renal e o controle da pressão arterial?
- O que acontece com os rins quando a pressão arterial diminui?
- Como aumentar a pressão arterial?
- Como ocorre uma queda na pressão arterial?
- Como o sódio promove a pressão arterial?
- Será que a pressão arterial pode evitar tragédias?

Qual a relação entre a função renal e o controle da pressão arterial?
As evidências afirmam que o controle nos níveis de pressão arterial (PA) diminuem a velocidade de progressão da perda da função renal. Os mecanismos da progressão renal são modificáveis e potencialmente se tornam mais agressivos com a HA, gerando as doenças parenquimatosas renais tanto uni como bilaterais.
O que acontece com os rins quando a pressão arterial diminui?
Quando a pressão cai até valores inferiores a normalidade, o fluxo sanguíneo pelos rins diminui, fazendo com que o rim secrete a importante substância chamada renina para o sangue. A renina atua como uma enzima convertendo uma das proteínas plasmáticas, o substrato da renina, no hormônio angiotensina I.
Como aumentar a pressão arterial?
Assim, um aumento no volume do sangue bombeado pelo coração, o qual tende a aumentar a pressão arterial, faz com que os vasos sanguíneos dilatem e que os rins aumentem a excreção de sal e água, o que tende a reduzir a pressão arterial.
Como ocorre uma queda na pressão arterial?
Uma queda na pressão arterial (1) provoca a liberação de renina, uma enzima renal. Por sua vez, a renina (2) ativa a angiotensina (3), um hormônio que provoca contração das paredes musculares das pequenas artérias (arteríolas), aumentando a pressão arterial.
Como o sódio promove a pressão arterial?
O sódio promove a retenção de água e, dessa forma, provoca a expansão do volume sanguíneo e o aumento da pressão arterial. O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo.
Será que a pressão arterial pode evitar tragédias?
O cardiologista Fernando Costa, diretor de promoção da saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, traz outro número que dá uma ideia de quanto o controle da pressão arterial pode evitar tragédias: " Se pegarmos todas as pessoas que morreram por doença cardiovascular no último ano, descobriremos que 65% delas tinham hipertensão ".