Como os resíduos sólidos podem ser classificados?
Índice
- Como os resíduos sólidos podem ser classificados?
- Qual a classificação da ABNT para os resíduos sólidos?
- Qual a classificação dos resíduos sólidos está correta de acordo com a vigência brasileira?
- Como se classificam os resíduos quanto à periculosidade segundo a norma NBR 10.004 da ABNT de exemplos em cada classe?
- Quais são os resíduos de classe 1?
- O que são resíduos sólidos?
- Como é realizada a classificação dos resíduos sólidos?
- Qual a periculosidade dos resíduos?
- Quais são os resíduos sólidos domiciliares?
- Como são classificados os resíduos perigosos?

Como os resíduos sólidos podem ser classificados?
A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.
Qual a classificação da ABNT para os resíduos sólidos?
Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
Qual a classificação dos resíduos sólidos está correta de acordo com a vigência brasileira?
A classificação dos resíduos no Brasil é normatizada pela ABNT NBR 10.004/2004. A norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente. ... Contudo, classificar o resíduo gerado dentro dos processos não é uma tarefa fácil.
Como se classificam os resíduos quanto à periculosidade segundo a norma NBR 10.004 da ABNT de exemplos em cada classe?
A NBR 10.004 dividiu os resíduos em duas classes. A classe I de resíduos perigosos e a classe II de resíduos não perigosos não inertes e inertes, para que sejam gerenciados corretamente. ... Alguns exemplos de resíduos inertes são os entulhos de demolição, pedras, areia e sucata de ferro.
Quais são os resíduos de classe 1?
Os resíduos perigosos fazem parte da Classe 1 (classificação de resíduos sólidos) e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.
O que são resíduos sólidos?
Resíduos sólidos são todos os materiais que resultam das atividades humanas e que muitas vezes podem ser aproveitados tanto para reciclagem como para sua reutilização.
Como é realizada a classificação dos resíduos sólidos?
Após a caracterização dos resíduos sólidos, é realizado a classificação dos resíduos, que envolve a identificação da atividade que gerou determinado resíduo, além dos seus constituintes.
Qual a periculosidade dos resíduos?
A periculosidade dos resíduos depende dos seguintes fatores: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Preocupados com a contaminação da água subterrânea alguns estudos foram desenvolvidos para evitar a disposição em locais inadequados, que possam causar contaminação do meio ambiente.
Quais são os resíduos sólidos domiciliares?
Não se incluem neste item os resíduos sólidos domiciliares e aqueles gerados nas estações de tratamentos de esgotos domésticos. O resíduo será caracterizado como inflamável (código de identificação D001) se uma amostra representativa dele obtida conforme NBR 10007 – amostragem de resíduos apresentar qualquer das seguintes propriedades:
Como são classificados os resíduos perigosos?
Os resíduos serão classificados como perigosos se apresentarem uma ou mais das seguintes características, denominados fatores de periculosidade, conforme a norma NBR 10004: