Como alfabetizar durante a pandemia?

Índice

Como alfabetizar durante a pandemia?

Como alfabetizar durante a pandemia?

Diva Maciel, professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília (UnB), afirma que um recurso para alfabetizar uma criança à distância é deixar, por exemplo, material de leitura que vá além dos livros didáticos, como livros de literatura infantil, para as crianças.

Como fica a alfabetização e o letramento durante a pandemia Magda Soares?

“A atual pandemia afastou as crianças das escolas e das alfabetizadoras na fase fundamental do processo de escolarização” Futura: O título do livro se chama “Alfaletrar” e em toda a sua carreira você fala da importância do estudante não só se alfabetizar, mas se apropriar da leitura e escrita.

Como fica o processo de letramento e alfabetização durante e após a pandemia?

“Com a pandemia, assim como todas as outras etapas escolares, a alfabetização também sofreu muito, e o processo de alfabetização depende muito da interação entre professor e aluno”, pontua. ... A pandemia reforçou o quanto a gente ainda tem essas lacunas entre os alunos dentro do sistema educacional.

Como fica a alfabetização no ensino remoto?

A ideia é encontrar caminhos para qualificar a relação entre o aluno e o professor, e, para isso, uma alternativa é, para aquelas instituições que conseguem realizar atividades online, dividir a turma em grupos menores, usando os chamados textos que sabem de memória – cantigas, parlendas e outras músicas.

Quais os principais desafios para que o professor alfabetizador promova práticas que contemplem uma alfabetização na perspectiva do letramento?

4. PRÁTICAS DE LETRAMENTO

  • Promover práticas diárias de leitura, de livros, de jornais, revistas em sala de aula.
  • Transformar a sala de aula em um ambiente alfabetizador no qual o aluno tenha contato direto com leitura e escrita.
  • Estimular os alunos a fazerem a leitura do entorno de sua escola e comunidade.

Quais são os desafios da alfabetização e letramento na pandemia?

A professora Magda Soares fala dos desafios da alfabetização e letramento no contexto da pandemia. Foto: Ronaldo Guimarães Futura: O título do livro se chama “Alfaletrar” e em toda a sua carreira você fala da importância do estudante não só se alfabetizar, mas se apropriar da leitura e escrita.

Quais são os desafios da atual pandemia?

A atual pandemia veio acrescentar novos desafios, afastando as crianças das escolas e das alfabetizadoras na fase fundamental do processo de escolarização.

Por que a pandemia está longe de ser a realidade de todos?

Sabemos que isso está longe de ser a realidade de todos, mas, para aqueles que podem ficar isolados em casa, a pandemia é uma oportunidade de aproximação com os filhos.

Qual é a etapa mais delicada de alfabetização?

Para aqueles em idade de alfabetização, a situação é ainda mais delicada, pois a etapa exige um trabalho bastante intensivo de estímulo, acompanhamento, avaliação e mediação para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. É um trabalho de especialista: a professora ou professor.

Postagens relacionadas: