Quais foram as principais demandas sociais levantadas no processo da Revolução Russa?
Índice
- Quais foram as principais demandas sociais levantadas no processo da Revolução Russa?
- Como vimos a Revolução foi um processo que teve início por causa da insatisfação do povo russo com as ações do governo aponte dois motivos para essa insatisfação popular?
- Quais as condições históricas que tornaram possível a Revolução Russa de 1917?
- Quais foram os movimentos sociais que surgiram na Revolução Russa?
- Qual a origem do socialismo russo?
- Por que os russos ficaram para trás na Revolução Industrial?
- Quem foi o sujeito político da Revolução Russa?
- Quais foram as causas da Revolução Russa?

Quais foram as principais demandas sociais levantadas no processo da Revolução Russa?
A Revolução Russa iniciou-se em fevereiro de 1917 quando a população de São Petersburgo saiu às ruas contra o czar Nicolau II, pedindo melhorias nas condições de vida, de trabalho e de alimentação, bem como a retirada das tropas russas da I Guerra Mundial.
Como vimos a Revolução foi um processo que teve início por causa da insatisfação do povo russo com as ações do governo aponte dois motivos para essa insatisfação popular?
Resposta:Essa insatisfação ocorreu por falta de democracia, total absolutismo, extrema pobreza, fome , falta de propriedades,etc. Lênin prometia coisas muito básicas: Paz,pão e terra.
Quais as condições históricas que tornaram possível a Revolução Russa de 1917?
Terras da Igreja, nobreza e burguesia foram desapropriadas e concedidas aos camponeses, as indústrias passaram a ser controladas pelos operários e os bancos foram estatizados.
Quais foram os movimentos sociais que surgiram na Revolução Russa?
Os comunistas se dividiam em dois grupos: Bolcheviques e Mencheviques. - Bolcheviques: queriam derrubar o czarismo pela força, eram liderados por Lênin. - Mencheviques: propunham a implantação do socialismo através de reformas moderadas.
Qual a origem do socialismo russo?
- Crise econômica na Rússia desde o início do século XX, aumentando a insatisfação popular com o regime czarista. - Crescimento e fortalecimento do Partido Operário Social Democrático, que possuía ideais revolucionários e marxistas, principalmente entre os integrantes do grupo bolchevique, liderado por Lênin.
Por que os russos ficaram para trás na Revolução Industrial?
Contudo, os russos ficaram para trás na Revolução Industrial e viram seus vizinhos modernizarem-se e investirem na indústria, enquanto a Rússia continuava sendo uma economia agrícola.
Quem foi o sujeito político da Revolução Russa?
“São Petersburgo, a mais europeia das cidades russas, concentrava um grande número de unidades fabris, e essa massa proletária foi o sujeito político da revolução”, afirma Maria Lygia Quartin de Moraes, professora do Departamento de Sociologia da Unicamp.
Quais foram as causas da Revolução Russa?
Causas da Revolução Russa: contexto histórico Na Rússia, durante o século XIX, a falta de liberdade era quase absoluta. No campo, reinava uma forte tensão social, devido à grande concentração de terras na mão da nobreza.