Como ocorre o sinal elétrico para a contração nas células do miocárdio?
Índice
- Como ocorre o sinal elétrico para a contração nas células do miocárdio?
- Quais fatores podem influenciar na condução elétrica do coração?
- Que estrutura permite a rápida condução elétrica entre as células do miocárdio?
- O que são as células de Purkinje e onde são encontradas?
- Por que é importante que todas as partes dos ventrículos recebam o impulso cardíaco ao mesmo tempo?

Como ocorre o sinal elétrico para a contração nas células do miocárdio?
O estímulo elétrico para a contração do miocárdio se origina em um pequeno agrupamento de células especiais, localizado na junção da veia cava superior com o átrio direito, na região chamada seio venoso. Esse conjunto de células é o NÓDULO SINUSAL.
Quais fatores podem influenciar na condução elétrica do coração?
A epinefrina e a norepinefrina aumentam a frequência cardíaca. O hormônio tireoideo, liberado pela glândula tireoide na corrente sanguínea, é outro fator que aumenta a frequência cardíaca. Durante o repouso, em adultos, a frequência cardíaca normal é de batimentos por minuto.
Que estrutura permite a rápida condução elétrica entre as células do miocárdio?
O feixe AV (ou feixe de His) conduz os impulsos dos átrios para os ventrículos, e os ramos direito e esquerdo do feixe de fibras de Purkinje conduzem os impulsos cardíacos para todas as partes do miocárdio ventricular.
O que são as células de Purkinje e onde são encontradas?
Por exemplo, neurônios especializados chamados células de Purkinje são encontrados em uma região do cérebro conhecida como cerebelo. As células de Purkinje têm uma árvore dendrítica altamente complexa que permite a elas receber - e integrar - um número enorme de inputs sinápticos, como mostrado acima.
Por que é importante que todas as partes dos ventrículos recebam o impulso cardíaco ao mesmo tempo?
Nos ventrículos, esses dois ramos produzem muitas ramificações, de diâmetro bem menor, que, eventualmente, fazem contato direto com o músculo cardíaco em todas as suas áreas. Portanto, um impulso que seja propagado pelas fibras de Purkinje é conduzido com muita rapidez e diretamente para o músculo cardíaco.