Como os raios invertidos se iniciam?

Índice

Como os raios invertidos se iniciam?

Como os raios invertidos se iniciam?

“Constatamos que os raios ascendentes são iniciados a partir da ponta de uma torre ou para-raios de um edifício alto, por exemplo, na sequência de um raio descendente [para baixo] e a uma distância de até 60 quilômetros”, disse Marcelo Magalhães Fares Saba, pesquisador do Inpe e coordenador do projeto, à Agência FAPESP ...

Como se formam os raios e relâmpagos?

Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. ... Os raios podem ocorrer dentro das nuvens, entre duas nuvens, entre nuvens e o ar ou entre nuvens e o solo. Os relâmpagos mais brilhantes são aqueles em que uma nuvem fica eletricamente conectada ao chão.

Quem foram os responsáveis pelos primeiros registros dos raios ascendentes no país?

Responsáveis pelos primeiros registros do fenômeno no país, pesquisadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) conseguiram desvendar, agora, os mecanismos envolvidos na formação desses chamados raios ascendentes. Saiba mais...

Qual o sentido dos raios?

Em outro tipo de raio, chamado de positivo, a posição das cargas é invertida, ocorrendo uma descarga negativa do solo e outra positiva da nuvem. Nos raios positivos, a descarga se origina da parte alta da nuvem, enquanto nos negativos sua origem é no lado inferior.

Qual é o tipo de raio invertido?

Um tipo de raio "invertido", que em vez de descer das nuvens e tocar o solo, como ocorre com a maioria das descargas elétricas, parte de uma estrutura alta na superfície e se propaga em direção às nuvens, começou a ser observado no Brasil nos últimos anos.

Quais são os raios?

Os raios são descargas elétricas muito fortes geradas a partir do choque entre cargas elétricas opostas dentro de uma nuvem. Os raios são fenômenos naturais formados a partir de descargas elétricas muito fortes.

Por que os raios estão presentes na nuvem?

Os raios também variam em sua intensidade de acordo com o clima. Para que esse fenômeno possa ocorrer, é necessário a existência de cargas opostas. Essas, por sua vez, são formadas na mudança de estados da água numa nuvem. Os raios horizontais estão presentes em qualquer trovoada (sentido nuvem-nuvem).

Quais são os raios descendentes?

De acordo com os pesquisadores, raios descendentes são muito mais comuns do que os ascendentes e ambos têm a mesma intensidade. Os raios ascendentes, porém, costumam ter duração 40% maior e, felizmente, não apresentam risco de atingir humanos, pois são originados na ponta das torres.

Postagens relacionadas: