Como os viajantes descreviam as paisagens do Brasil?
Índice
- Como os viajantes descreviam as paisagens do Brasil?
- Qual foi a importância dos relatos de viajantes para a história dos povos americano e brasileiro?
- Quais foram os principais viajantes que relatam a história do Brasil?
- Como os primeiros viajantes descreviam a realidade que eles viam em nosso território?
- Quando e como foi a chegada dos artistas estrangeiros no Brasil?
- Como o Brasil era descrito pelos viajantes portugueses?
- Qual é a importância de fornecer informações precisas no relato de viagem?
- Porque surgiram os relatos de viagem?
- O que era um artista viajante?
- Quais foram as funções dos padres jesuítas aqui no Brasil?

Como os viajantes descreviam as paisagens do Brasil?
No caso do Brasil, vastas literatura e iconografia são produzidas desde a chegada dos portugueses no século XVI até o século XIX: os relatos e registros pictóricos descrevem as novas paisagens projetando imagens variadas da terra e do homem.
Qual foi a importância dos relatos de viajantes para a história dos povos americano e brasileiro?
O objectivo de muitos desses relatos produzidos ao longo do século XVIII define-se claramente do seguinte modo: corrigir a geografia do globo terrestre, diminuir os perigos da navegação e tornar mais conhecidos os costumes, artes e produtos da colónia brasileira.
Quais foram os principais viajantes que relatam a história do Brasil?
Os principais viajantes do período foram portugueses e religiosos enviados ao Brasil para catequizar os índios. Alguns deles, como os jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, produziram obras de fundamental importância para o desenvolvimento da vida colonial.
Como os primeiros viajantes descreviam a realidade que eles viam em nosso território?
Com muita freqüência, estes primeiros viajantes mencionavam o mundo natural e se sentiam particularmente atraídos pelos animais e pela vegetação estranha e exótica.
Quando e como foi a chegada dos artistas estrangeiros no Brasil?
No século XIX, em 1808, com a abertura dos portos às nações amigas, impulsionou uma ampla transformação política, econômica e cultural. Diversas expedições artísticas e científicas vieram para o Brasil, com o objetivo não só registrar espécimes naturais e objetos, mas para coletá-los.
Como o Brasil era descrito pelos viajantes portugueses?
O primeiro nome dado ao Brasil foi Ilha de Vera Cruz, e depois passou a chamar-se Terra de Santa Cruz. Outro nome pelo qual o Brasil foi chamado, à época, foi Terra dos Papagaios, em decorrência da quantidade de papagaios que havia aqui.
Qual é a importância de fornecer informações precisas no relato de viagem?
Resposta: A importância de fornecer informações precisas no relato de viagem é para os viajantes saberem se o lugar onde eles estão indo é seguro.
Porque surgiram os relatos de viagem?
A busca por status era uma motivação adicional. Ainda segundo França, os viajantes tinham a obrigação de escrever o que viam, uma vez que havia muito dinheiro envolvido nessas viagens, e pouca gente voltava das expedições. É nesse contexto que surgem os relatos de viagem.
O que era um artista viajante?
O “artista viajante” é um conceito estabelecido na historiografia da arte sobre o século XIX no Brasil. ... Logo percebemos que o conceito de “viajante” aplica-se apenas àqueles artistas que se aventuraram por lugares distantes, localizados para além das fronteiras da própria Europa.
Quais foram as funções dos padres jesuítas aqui no Brasil?
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... Um dos nomes mais conhecidos no processo de evangelização que chegaram até nós foi o do padre José de Anchieta.