Como alimentar cachorro por sonda?
Como alimentar cachorro por sonda?
Para cães e gatos, as sondas mais comuns são as colocadas do nariz até o esôfago/estômago (sonda nasoesofágica/nasogástrica), diretamente no esôfago (sonda esofágica) ou no estômago (sonda gástrica). Prioriza-se o uso destas sondas quando o paciente recusa-se a comer voluntariamente.
Como alimentar gato com sonda esofágica?
Técnica de alimentação através de sonda
- Utilize o alimento à temperatura ambiente;
- Irrigue a sonda antes e depois da alimentação com 2-3 mL de água;
- Inicie com pequenos bólus de alimento (1-2 mL/kg a cada 2-4 horas);
Para que serve sonda esofágica?
A sonda esofágica é uma ferramenta que pode nos ajudar para tratar bezerras doentes, que necessitam de hidratação, ou para administrar colostro para as recém-nascidas. A sua utilização de forma adequada, porém, é fundamental para o sucesso, pois ela pode causar danos ao animal se for usada de maneira inadequada.
Como uma pessoa se alimenta por sonda?
A sonda é lubrificada e inserida no nariz e passa pela garganta. A sonda pode causar engasgos quando entra pela garganta, por isso, a pessoa é instruída a engolir ou é dado água através de um canudo para ajudar na deglutição. Engolir pode diminuir ou evitar engasgos e ajudar a sonda a passar pela garganta.
Quanto tempo um cachorro pode ficar com sonda?
É adequado deixar a sonda por sete a dez dias para a formação de aderências e impedir que extravase conteúdo intestinal, sendo o fornecimento da dieta iniciado após 24 horas do procedimento cirúrgico. Por ser entregue após o estômago, é recomendável a utilização de dietas pré-digeridas.
Como alimentar um animal Anorexico?
Oferecer ração de latinha e dar alguns pedaços de azeitona em conserva estimulam o apetite. Outra opção é liquidificar a ração ou forçar a alimentação com seringa, que facilitam a ingestão. “Os felinos precisam de doses diárias de vitaminas e aminoácidos, a falta delas causa sérios problemas”, explica Roseana.
O que é uma sonda esofágica?
A sonda esofágica é colocada através de esofagostomia, um procedimento simples de ser executado que minimiza o desconforto provocado ao animal, podendo permanecer por semanas ou meses se necessário. Essa técnica permite que o paciente se alimente e ingira água normalmente.