Como se faz a padronização de uma solução?
Índice
- Como se faz a padronização de uma solução?
- O que é a padronização de uma solução?
- Porque é necessário fazer a padronização da solução de NaOH?
- Como padronizar solução de ácido clorídrico?
- Por que o NaOH não pode ser usado como padrão primário?
- Para que serve a padronização de uma solução?
- O que é uma solução Titulante?
- O que é o fator de uma solução?
- Porque motivo o permanganato de potássio deve ser padronizado?
- Como calcular a concentração de NaOH?
- Como a solução padrão pode ser utilizada?
- Qual a padronização da solução comum?
- Como adicionar o solvente no balão?
Como se faz a padronização de uma solução?
CONSISTE EM FAZER UMA TITULAÇÃO DA SOLUÇÃO PREPARADA, EM RELAÇÃO À UM PADRÃO PRIMÁRIO (OU SECUNDÁRIO). COM BASE NOS VOLUMES E NA MASSA DO PADRÃO PRIMÁRIO (OU CONCENTRAÇÃO DO PADRÃO SECUNDÁRIO) UTILIZADOS, É POSSÍVEL CALCULAR A CONCENTRAÇÃO MOLAR EXATA DA SOLUÇÃO.
O que é a padronização de uma solução?
PADRONIZAÇÃO é a titulação realizada para determinar a concentração do titulante que será utilizado para uma análise. Após a padronização a solução preparada com o padrão secundário é denominada SOLUÇÂO PADRÃO.
Porque é necessário fazer a padronização da solução de NaOH?
Vale ressaltar que como esta solução é uma solução comum, não é necessária tanta exatidão, porque ela terá, necessariamente, que ser padronizada depois. Até porque o NaOH é altamente higroscópico (absorve umidade), o que atrapalha sua pesagem.
Como padronizar solução de ácido clorídrico?
- Na padronização da solução de ácido clorídrico podemos fazer uso de uma massa conhecida da substância padrão primário básico (carbonato de sódio, por exemplo), de uma alíquota conhecida da solução desse mesmo constituinte ou utilizar a solução de hidróxido de sódio recém-padronizada (padrão secundário).
Por que o NaOH não pode ser usado como padrão primário?
O hidróxido de sódio não é um padrão primário porque sempre contém certa quantidade indeterminada de água e Na2CO3 adsorvidos no sólido.
Para que serve a padronização de uma solução?
A padronização de uma solução convém para determinação de sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Por meio deste processo é possível encontrar o Fator de Correção, um valor adimensional utilizado para conformidade da concentração da solução em questão.
O que é uma solução Titulante?
Titulante: reagente ou solução, cuja concentração é conhecida. Titulado: composto ou solução, cuja concentração é desconhecida. Quando em uma titulação o volume de solução é monitorado (uso de bureta, por exemplo) o procedimento é chamado de volumetria.
O que é o fator de uma solução?
O fator de correção de uma solução é nada mais que um número que é multiplicado a molaridade ou normalidade ideal da solução para se conhecer a real concentração dela.
Porque motivo o permanganato de potássio deve ser padronizado?
Por não ser um padrão primário, é necessário a realização da padronização das soluções de permanganato. A padronização consiste em tornar uma solução qualquer em uma solução com concentração e fator conhecido.
Como calcular a concentração de NaOH?
A partir do cálculo, nota-se que a solução que preparamos de NaOH tinha na verdade a concentração de 0,120 mol/L, acima do que queríamos (0,1 mol/L). Dessa forma, para etiquetar corretamente a solução também é necessário calcular o fator de correção. Finalmente, a solução está pronta e pode ser devidamente utilizada ou armazenada.
Como a solução padrão pode ser utilizada?
Finalmente, a solução está pronta e pode ser devidamente utilizada ou armazenada. No preparo de solução padrão a técnica é um pouco mais diferenciada e exata, porque o reagente é considerado um padrão primário ou até mesmo secundário.
Qual a padronização da solução comum?
É importante notar que, para a utilização destas soluções comuns em análises, é necessária a padronização da solução, ou seja, titulá-la com uma substância considerada padrão (que você sabe a concentração real), para que a partir da relação estequiométrica das duas substâncias, seja possível calcular a concentração real da solução comum preparada.
Como adicionar o solvente no balão?
O solvente é então adicionado cuidadosamente com o auxílio de um funil até perto da marca no pescoço do balão. Quando o soluto está totalmente dissolvido e a solução bem misturada através de agitação, mais solvente é adicionado cuidadosamente, até o nível da solução atinja a marca.