Como padronizar uma solução de NaOH?
Como padronizar uma solução de NaOH?
➢ Padronização da Solução 0,1000 mol/L de NaOH Adicione 3 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína e titule o sistema com solução 0,1000 mol/L de hidróxido de sódio a ser padronizada até coloração levemente rosa.
Como fazer padronização de solução?
CONSISTE EM FAZER UMA TITULAÇÃO DA SOLUÇÃO PREPARADA, EM RELAÇÃO À UM PADRÃO PRIMÁRIO (OU SECUNDÁRIO). COM BASE NOS VOLUMES E NA MASSA DO PADRÃO PRIMÁRIO (OU CONCENTRAÇÃO DO PADRÃO SECUNDÁRIO) UTILIZADOS, É POSSÍVEL CALCULAR A CONCENTRAÇÃO MOLAR EXATA DA SOLUÇÃO.
Como efetuar a padronização da solução de ácido sulfúrico?
A padronização da solução de ácido sulfúrico 0,02 N foi feita pipetando 25 mL da solução de Na2CO3 para um erlenmeyer de 250 mL e adicionando 2 gotas de fenolftaleína. Titular com solução de H2SO4 0,02 N até o desaparecimento da coloração rosa. Adicionar 5 gotas do indicador alaranjado de metila.
Como calcular a concentração de NaOH?
A partir do cálculo, nota-se que a solução que preparamos de NaOH tinha na verdade a concentração de 0,120 mol/L, acima do que queríamos (0,1 mol/L). Dessa forma, para etiquetar corretamente a solução também é necessário calcular o fator de correção. Finalmente, a solução está pronta e pode ser devidamente utilizada ou armazenada.
Como a solução padrão pode ser utilizada?
Finalmente, a solução está pronta e pode ser devidamente utilizada ou armazenada. No preparo de solução padrão a técnica é um pouco mais diferenciada e exata, porque o reagente é considerado um padrão primário ou até mesmo secundário.
Qual a padronização da solução comum?
É importante notar que, para a utilização destas soluções comuns em análises, é necessária a padronização da solução, ou seja, titulá-la com uma substância considerada padrão (que você sabe a concentração real), para que a partir da relação estequiométrica das duas substâncias, seja possível calcular a concentração real da solução comum preparada.
Como adicionar o solvente no balão?
O solvente é então adicionado cuidadosamente com o auxílio de um funil até perto da marca no pescoço do balão. Quando o soluto está totalmente dissolvido e a solução bem misturada através de agitação, mais solvente é adicionado cuidadosamente, até o nível da solução atinja a marca.