É possível parcelar IPVA atrasado na dívida ativa?

Índice

É possível parcelar IPVA atrasado na dívida ativa?

É possível parcelar IPVA atrasado na dívida ativa?

Os débitos de IPVA inscritos referentes aos anos de 2019 e anteriores poderão ser parcelados em até 10 vezes no site www.dividaativa.pge.sp.gov.br. (mais informações sobre parcelamento de IPVA aqui).

Quando IPVA entra na dívida ativa?

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) informa aos contribuintes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que os débitos vencidos e não pagos são encaminhados para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para inscrição em dívida ativa em até 180 dias, após o vencimento.

O que é veículo com dívida ativa?

Você já ouviu falar de “dívida ativa”, mas não tem certeza do que é? Para quem não sabe exatamente do que se trata, é simples: quando você deixa de pagar um débito que tem com o governo, como IPTU, IPVA, Simples Nacional ou multas de trânsito, pode ter o seu nome incluído no cadastro de dívida ativa.

Como pagar uma dívida ativa do IPVA?

Como pagar uma dívida ativa do IPVA? No mesmo site da Procuradoria Geral de São Paulo é possível tomar as providências necessárias para regularizar a situação. Basta clicar em Emissão direta de GARE no menu de cima.

Como é possível regularizar o IPVA atrasado e Dívida Ativa?

Normalmente, para regularizar o IPVA atrasado e na dívida ativa, é exigido o pagamento à vista integralmente. Mas, no estado de São Paulo, desde 20 de julho até 15 de agosto de 2017, era possível obter até 75% de desconto sobre os juros no pagamento à vista.

Como atrasar o pagamento do IPVA?

Por fim, atrasar o pagamento do IPVA pode resultar em inscrição do nome na dívida ativa, o que dificulta a aprovação de empréstimos e aumenta a restrição a créditos em geral. Vender o carro também pode ser uma grande dificuldade para o proprietário, já que haverá dificuldades na hora de encontrar alguém que aceite assumir as dívidas.

Como posso pagar o IPVA do ano e de anos anteriores?

Como devo fazer? O IPVA do ano em curso e de anos anteriores que ainda não foi inscrito em dívida ativa pode ser pago sem guia, inclusive pela internet, utilizando o código Renavam que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Postagens relacionadas: