Como emitir boleto multa Ibama?

Índice

Como emitir boleto multa Ibama?

Como emitir boleto multa Ibama?

Para a emissão do boleto, são necessários:

  1. número do CPF ou CNPJ da pessoa física ou jurídica responsável pela penalidade;
  2. número da penalidade, informado pelo Banco Central no ofício de notificação, composto por 11 algarismos.

Como pagar uma multa ambiental?

Assim, o autuado pode requerer ao próprio órgão autuante, o parcelamento da multa, que no caso do IBAMA pode ser realizado em até 60 parcelas mensais, cujo valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50,00, quando o devedor for pessoa física, nem inferior a R$ 200,00, se pessoa jurídica.

Como gerar boleto de multa ambiental?

Para emissão de 2ª via de boleto para pagamento de multa ambiental aplicada pela CETESB, envie e-mail para [email protected] informando: CPF/CNPJ ou Número do AIIPM. Data que deseja realizar o pagamento.

O que é a conversão de multas ambientais?

A conversão de multas é a substituição de multa simples por serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente.

Como pagar uma multa da Cetesb?

Os parcelamentos são realizados pelo portal da CETESB ou através das empresas credenciadas, através do cartão de crédito, nos casos de multas de fumaça preta.

Qual a conversão de multas em serviços ambientais?

A conversão de multas em serviços ambientais representa uma mudança de paradigma para os órgãos ambientais que, além das ações de comando e controle, passam a promover sistematicamente a recuperação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Qual a possibilidade de mudança de multas no Ibama?

A possibilidade de mudança havia sido indicada em fevereiro de 2019 pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que na época havia proposto a criação de um “núcleo de conciliação” de multas no Ibama com poderes para analisar, mudar o valor ou anular as multas aplicadas pela autarquia. Salles critica a morosidade dos processos no órgão.

Qual a conversão de multas?

A norma estabelece que a multa simples pode ser substituída por serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente prestados pelo autuado, seja pessoa física ou jurídica. Recentemente, o Decreto 9.179/2017 e o Decreto n° 9.760/2019 definiram regras e instituíram um novo quadro normativo para a conversão de multas.

Qual o valor máximo da multa consolidada?

Em ambas as modalidades será concedido o desconto máximo de 60% no valor da multa consolidada no ato da conciliação ambiental. Em outros momentos processuais o desconto poderá ser de 50% (até a decisão em primeira instância) e de 40% (até a decisão recursal).

Postagens relacionadas: